O protagonismo feminino no esporte é o tema da “III Corrida Destemidas”, que acontece no Complexo da Maré no próximo domingo (26), a partir das 7h. Com 4km de percurso, o evento celebra a força das mulheres e reafirmar o esporte como ferramenta de transformação pessoal e social.
A corrida é realizada pelo projeto “Destemidas”, criado pela jornalista Carol Barcellos em parceria com a organização Luta pela Paz. A iniciativa visa inserir mulheres no esporte, fortalecendo sua autoconfiança e promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.
A corrida integra a programação de celebração dos 25 anos da Luta pela Paz e da 3ª edição do Festival Mulheres do Mundo (WOW) – evento com curadoria da Redes da Maré, que reúne mulheres de diversas origens para trocar experiências e impulsionar ações de equidade de gênero.
Terceira edição da “Destemidas” conta com corredoras que moram na Maré
Meninas e mulheres a partir de 16 anos participam da corrida. 80% delas moram na própria comunidade. Para as realizadoras, fazer a corrida na Maré também é um gesto simbólico para ressignificar o território e destacar seu potencial de transformação. “Ser destemida é ir, apesar do medo. É seguir firme, com um passo à frente do outro, sabendo que há muitas outras caminhando ao seu lado”, define Carol.
A III Corrida Destemidas conta com patrocínio premium de Genoa Capital, Karoon Energy e BTG Pactual, além de patrocínio de Mattos Filho, Banco Bocom BBM, Pinheiro Neto, SPX Capital, SporTV, PPSA, Verde Asset, Grupo GPS e apoio da CPR Eventos, através do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte. As inscrições já estão encerradas, mas a 3ª edição do Festival Mulheres do Mundo é aberta ao público.