Às vésperas do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) em Belém, no Pará, a Prefeitura do Rio anunciou a programação da etapa preparatória do evento, o Fórum de Líderes Locais, que acontece na capital fluminense entre os dias 3 e 5 de novembro.
Organizado pela Bloomberg Philanthropies e pela presidência da COP30, o fórum vai reunir prefeitos e governadores do Brasil e de outros países para uma série de debates. Cerca de 300 autoridades subnacionais devem participar dos encontros. O objetivo é que as conversas culminem na elaboração de uma agenda climática subnacional para ser levado à Conferência no Pará.
Evento pré-COP30 acontece no MAM
Toda a programação vai acontecer no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), no Parque do Flamengo. No primeiro dia, os quase 100 representantes da C40, rede de prefeitos de prefeitos para combater mudanças climáticas, se reúnem para uma cúpula.
No dia seguinte, 4 de novembro, a Bloomberg Philanthropies vai premiar políticas públicas e projetos ligados às pautas climáticas. Com 26 finalistas, o prêmio pode premiar o Rio; a cidade é finalista com o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo lançado pela Prefeitura em 2024. Por fim, o evento se encerra com a Cúpula de Ação Climática Local, que pretende traçar metas de ação climática para a próxima década.
COP30 começa no dia 10 de novembro
A Conferência em si começa na semana seguinte, a partir do dia 10. Mais de 40 mil visitantes são esperados em Belém. 7 mil deles integram equipes da ONU e delegações dos países membros. Essa será a primeira vez que o Brasil sedia a COP, apesar de ter sediado no Rio, em 1992, um dos eventos que deu origem à Conferência.
Entre os temas previstos para serem debatidos na edição deste ano da reunião, estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, políticas de adaptação às mudanças climáticas e financiamento climático para países em desenvolvimento, entre outros tópicos. A preservação da Amazônia também deve ser tema de discussões.