A Companhia de Arte Popular, referência máxima do teatro na Baixada Fluminense, completa 27 anos de história e comemora a data com um espetáculo especial: “De Repente 27”. A estreia será no próximo sábado (2), no Teatro Sesi, em Duque de Caxias, apresentando uma verdadeira viagem no tempo que revisita os momentos mais importantes da trajetória da companhia.
‘De Repente 27″ é uma homenagem à paixão e à união que mantêm o grupo ativo há quase três décadas. Reconhecida por sua capacidade de reinventar o teatro, a companhia influenciou gerações e ajudou a consolidar a Baixada Fluminense como um polo cultural nacional.
Enfrentamento ao etarismo
Escrito e dirigido por Vinicius Baião, vencedor do Prêmio Shell de Dramaturgia, o espetáculo revela a essência do grupo com leveza e humor, abordando também o enfrentamento ao etarismo.
Com a maioria dos integrantes acima dos 55 anos, a companhia questiona preconceitos relacionados à idade no meio artístico e reflete sobre as transformações do teatro ao longo dos anos. Na peça, o grupo constrói uma verdadeira declaração de amor ao teatro.
Sinopse
A Companhia de Arte Popular se reúne para celebrar seus 27 anos de trajetória artística. Revisitando suas próprias memórias, o grupo reflete sobre o ofício que escolheram pra si, sobre as diferenças da cena teatral de ontem e de hoje e “com muita coragem, muita bravura e muita fé” constroem no palco uma verdadeira declaração de amor ao teatro.
Serviço
DE REPENTE 27
Data: 2 de agosto de 2025
Local: Teatro Firjan Sesi – Duque de Caxias
Endereço: Rua Arthur Neiva, 100, Centro, Duque de Caxias.
Horário: 19h
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Vinícius Baião
Direção musical: Beto Gaspari
Direção de movimento : Diogo Nunes
Elenco: Cesario Candhi, Eve Penha, Pedro Lages, Francisco Farnum, Beto Gaspari e Nancy Calixto
Figurino: Flávio Souza
Visagismo: Higor Nery
Cenografia: Cia. de Arte Popular
Iluminação: Bruno Caverninha
Operação de luz: Kaylane Desidério
Direção de Produção: Cia. de Arte Popular
Produção executiva: Gabriela Estolano
Assessoria de imprensa: Caio Barbosa
Designer: Leandro Fazolla
Direção de Imagem: Carolina Godinho
Operador de projeção: Igor Borges
Fotografia: Stephany Lopez
Vídeos: Patrick Lima
Apoio: Gomeia Galpão Criativo e Instituto Cultural Cerne