A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa (Alerj) quer reavaliar a regularidade dos “pardais” —equipamentos medidores de velocidade — do Rio, após denúncias sobre o radar localizado na Rua Francisco Leal, em Padre Miguel. Segundo os motoristas, ele vem registrando com erro, a velocidade dos veículos que passam pelo local.
O presidente da comissão, deputado Dionísio Lins (Progressistas), solicitou ao presidente do IPEM/RJ, órgão fiscalizador do Inmetro, o envio de uma equipe de controle e aferição de radares para verificar o que está acontecendo com o equipamento de Padre Miguel. A comissão também pede a verificação de todos os radares da cidade, e que seja encaminhado o nome das empresas responsáveis pela manutenção dos equipamentos, assim como a cópia dos contratos firmados.
“No caso desse pardal em Padre Miguel, há relatos de motoristas que afirmam passarem com uma velocidade de 36 km/h, e o equipamento registrar até 99 km/h, isso é um verdadeiro absurdo. Vale lembrar ainda que no caso das multas de trânsito, os motoristas tem muita dificuldade de que seus recursos sejam aprovados, já que 80% deles são indeferidos” disse o parlamentar.
O presidente da comissão também questiona a avaliação dos locais de instalação dos equipamentos, que se colocados em áreas consideradas de risco, podem deixar os motoristas vulneráveis. Ao reduzir a velocidade, há o risco de sofrerem assaltos.