A Comissão de Combate à Desordem Urbana da Assembleia Legislativa (Alerj) pressionou, e a vice-presidente do Detro, Eneida Ferreira da Silva Paz, foi a Vargem Grande liberar os veículos apreendidos e guardados em um depósito lacrado na última quarta-feira (07).
O local foi fechado pelo Corpo de Bombeiros, depois de uma fiscalização da comissão. Ontem, havia um acordo para liberar os veículos. Mas, nesta quinta-feira, todos os funcionários do consórcio que administra o depósito desapareceram e o portão amanheceu trancado..
Os deputados Alan Lopes (PL), Rodrigo Amorim (União) e Filippe Poubel (PL), além dos vereadores Rogério Amorim e Poubel, ambos do PL, estão no local. Segundo a comitiva, a Rio Park, administradora do espaço, não cumpriu o acordo para a retirada pelos proprietários, o que fez os parlamentares pedirem a intervenção do Detro. O depósito apresentava falta de segurança e uma série de irregularidades estruturais. A área era usada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Os parlamentares destacaram que o local, embora lacrado para receber novos veículos, estava liberado para que os proprietários retirassem os que estavam lá. O pátio é gerido pela Rio Park e, segundo Filippe Poubel, a empresa estaria dificultando a retirada de veículos apreendidos para inflar os valores das diárias.
“A burocracia é proposital. Eles seguram a liberação para sugar mais dinheiro dos trabalhadores. Vi gente esperando há mais de dez dias pela própria moto, usada pra trabalhar. Isso é institucionalizar a crueldade”, disse Poubel.
Mais de 150 trabalhadores aguardavam há dias para liberar suas motos do pátio. Durante a fiscalização de quarta-feira, Poubel fez uma chamada de vídeo com o governador Cláudio Castro (PL), que está em Nova Iorque. O governador prometeu agir com urgência e garantir a regulamentação do Estatuto da Blitz.
A proposta tem como objetivo limitar abusos nas operações de apreensão e criar regras claras para os pátios. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), confirmou que um ato será realizado na próxima semana no Palácio Guanabara para a assinatura do estatuto.