Por causa de operações da Polícia Militar em comunidades da Zona Norte, os lojistas de Madureira, um dos principais polos comerciais do Rio, fecharam as portas devido a tiroteios na região, no início da tarde desta sexta-feira (10).
O bairro estava bastante movimentado em virtude do aumento das vendas para o Dia das Mães. Segundo a PM, a operação realizada para reprimir o roubo de veículos e atacar as atividades de criminosos em disputas territoriais é realizada nas comunidades do Jorge Turco, em Rocha Miranda, e Congonha, Faz Quem Quer e Cajueiro, em Madureira. Não há informações sobre feridos, e o policiamento foi reforçado no bairro.
Bandidos em uma motocicleta renderam um motorista da Viação Vera Cruz, obrigaram os passageiros a descer e usaram o coletivo para bloquear a Avenida Ministro Edgard Romero, próximo à Comunidade do Cajueiro. A Rua Leopoldino também chegou a ser fechada.
O perfil “Onde Tem Tiroteio” sugeriu que ” toda a extensão da Edgard Romero, de Madureira a Vaz Lobo, seja evitada em virtude do alto risco de ataques a coletivos e manifestação na via”.
Até o momento, um suspeito foi preso, dois fuzis e duas pistolas foram apreendidos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, Sebastião José, tem aumentado o número de profissionais da categoria que pedem afastamento por causa da insegurança:
“O profissional é atingido principalmente no lado psicológico. Para se ter uma ideia, de 2022 até o fim do ano passado, mais de 200 profissionais pediram afastamento das empresas devido à violência”.