Chegou a hora de montar o roteiro e começar a ir de bar em bar! O Comida di Buteco 2024 começa nesta sexta-feira (5) e vai até o dia 5 de maio. Com o tema “Somos todos buteco”, o concurso preferido dos botequeiros chega a sua 17ª edição com 143 participantes no estado, sendo 47 deles novatos, o que é um recorde na competição. O valor dos petiscos é R$ 35.
A principal novidade desta edição é a consagração de três campeões: o melhor da capital; o de Niterói e o da Baixada Fluminense. Os campeões regionais disputarão o concurso nacional, que será realizado em julho, num evento em São Paulo.
Os votos são meio a meio: 50% do público e 50% de um júri profissional. Entre os quesitos avaliados pelos clientes estão temperatura da bebida, higiene do local, atendimento e o petisco concorrente — responsável por 70% do peso da nota.
A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para a edição seguinte, de forma a criar uma renovação dos competidores. O campeão de 2023 do Rio, o Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias compete neste ano com a “Joia do Teixeira”, que são casquinhas de Massa Fina Crocante, recheada com a receita secreta da punhetinha (bacalhau) do Teixeira, salteada em flocos de Bacon e finalizada em alho dourado. A joia é banhada ao azeite campeão, marinado e temperado por 72 horas.
Veja aqui a lista completa de estabelecimentos do Rio que participam da competição, e alguns exemplos dos estreantes para ficar com água da boca desde já.
O Armazém 7 Bar & Pub, um dos novatos da competição, celebra a diversidade que só um bar LGBTQIA+ com culinária niteroiense poderia proporcionar. Localizado no bairro do Ingá, em Niterói, ele chega à competição o seu “Escondidinho dentro do armário”, um escondidinho de Batata Baroa com Costela e Catupiry
Entre os estreantes da Baixada Fluminense, um dos representantes é o Buteco do Cabeça, do bairro Califórnia, em Nova Iguaçu, que chega à competição fluminense trazendo um gostinho do nordeste com o seu “Encanto da Bahia”, feito com camarão crocante acompanhado de pirão de aipim e recheio tropical de molho de camarão com abacaxi.
Um legítimo veterano carioca da competição, o Vila Rica, da Glória, na Região Central da capital, chega ao Comida di Buteco deste ano com o quitute “Oh Glória!”, um quiche de costela com polenta acompanhada de pesto de agrião, que promete arrancar exclamações do público.