O domingo (23) foi um dia especial no Rio. No último dia de ensaios técnicos e testes de luz para o carnaval 2025, a Marquês de Sapucaí recebeu algumas das maiores escolas de samba da cidade, além da tradicional lavagem da Sapucaí, que comemorou 15 anos.
Salgueiro

O dia começou com o Salgueiro, a primeira escola a pisar na avenida, apresentando o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”. Sob a direção do carnavalesco Jorge Silveira, a agremiação trouxe à tona as lendas do sertão e as tradições afro-brasileiras de proteção espiritual.
A apresentação empolgou o público, que foi contagiado pelo grito de guerra “Furiosa” e por uma emocionante performance de um preto velho, que preparou a todos para o grande espetáculo.
Grande Rio

Às 20h30, foi a vez da Grande Rio, que levou para a Sapucaí o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”. O grande destaque da apresentação foi a despedida de Paolla Oliveira do posto de rainha de bateria da escola.
A atriz emocionou o público com sua última aparição, acompanhada por um time de celebridades, como Marcelo Mello e Patrícia Poeta, que marcaram presença no ensaio.
Imperatriz

No último ensaio técnico da Imperatriz Leopoldinense, a comunidade de Ramos mostrou sua força na Sapucaí com o grito de guerra “Governa Esse Terreiro, Ostenta Seu Adê!”. A escola levou o público a uma viagem pelos caminhos do Itan de Oxalá, com uma apresentação vibrante e cheia de energia.
A entrada arrebatadora da Rainha de Ramos e a presença marcante da rainha da bateria conquistaram todos os olhares. Com o enredo “Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, a Imperatriz trouxe à tona a sabedoria africana.
Viradouro

Atual campeã, a Unidos do Viradouro encerrou a noite com a rainha de bateria Erika Januza encantando o público com sua simpatia. A atriz distribuiu abraços e tirou fotos com os integrantes da bateria Furacão Vermelho e Branco, incluindo o mestre Ciça.
A Viradouro, com o enredo “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”, contou também com a presença da musa Lore Improta, que se dedicou aos últimos testes de luz e som, reforçando o clima de animação para o grande dia.
Lavagem da Sapucaí

A Sapucaí também recebeu a lavagem, um ritual de purificação que se tornou um símbolo do carnaval carioca. Conduzida por baianas, sambistas e líderes religiosos, a cerimônia contou com a presença de autoridades, como o prefeito Eduardo Paes (PSD), que declarou o evento como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Líderes religiosos, como o padre Robson Cristo de Oliveira e o pastor Cosme Felipsen, destacaram o significado do momento de união e fé. O ritual simboliza não apenas a purificação da avenida, mas também o fortalecimento dos laços entre diferentes religiões e culturas que fazem do carnaval do Rio um evento único.
Desfiles
Os desfiles das escolas de samba do Rio começam nesta sexta-feira (28) com a Série Ouro e seguem até terça-feira (04) com o Grupo Especial. Confira a programação:
Série Ouro
Sexta-feira (28/02):
- Botafogo Samba Clube
- Arranco do Engenho de Dentro
- Inocentes de Belford Roxo
- Unidos da Ponte
- Estácio de Sá
- União de Maricá
- Em Cima da Hora
- União da Ilha
Sábado (01/03):
- Tradição
- União do Parque Acari
- Acadêmicos do Vigário Geral
- Unidos de Bangu
- Porto da Pedra
- São Clemente
- Acadêmicos de Niterói
- Império Serrano
Grupo Especial
Domingo (02/03):
- Unidos de Padre Miguel – 22h
- Imperatriz Leopoldinense – entre 23h30 e 23h40
- Viradouro – entre 0h50 e 1h10
- Mangueira – entre 2h e 2h20
Segunda-feira (03/03):
- Unidos da Tijuca – 22h
- Beija-Flor – entre 23h30 e 23h40
- Salgueiro – entre 0h50 e 1h10
- Vila Isabel – entre 2h10 e 2h40
Terça-feira (04/03):
- Mocidade Independente de Padre Miguel – 22h
- Paraíso do Tuiuti – entre 23h30 e 23h40
- Grande Rio – entre 0h50 e 1h10
- Portela – entre 2h10 e 2h40