O último fim de semana — o segundo do carnaval oficial de rua 2025 — contou com apresentações de cerca de 15 blocos, por diversas regiões do Rio. O destaque ficou para o domingo (9), com o desfile de 10 agremiações. A maior parte dos blocos passou pela Zona Norte, com cerca de sete desfiles. Seguida pela Zona Sul, com quatro cortejos, depois Centro (3) e Zona Oeste (1).
Com repertório reunindo sucessos da axé music, o bloco Chame Gente foi quem abriu o fim de semana, comemorando os 40 anos do ritmo baiano. Em um desfile que durou cerca de cinco horas, na Praia de São Conrado, a agremiação foi comandada pelo cantor Alexandre Peixe, com a participação especial da ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, Márcia Freire. Além do abre-alas, outros três blocos animaram foliões por toda a cidade.
Na parte da tarde de sábado (8), já no Centro do Rio, o bloco “Independente do Morro do Pinto” animou a região do Santo Cristo. O cortejo desfila desde 1972 na cidade, com moradores das comunidades do Morro da Providência, da Conceição e da que leva o mesmo nome da agremiação. A folia na cidade também contou com os blocos “Carnaval e Bloco Folia do Largo do Sapê”, em Bento Ribeiro, e o “Bloco da Praia”, de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste.
SeráQAbre? reuniu cerca de 50 mil foliões
A festa seguiu pelo domingo (9), liderada pelo estreante SeráQAbre?, único megabloco deste fim de semana. Entre os destaques, também estão os infantis “Mini Seres do Mar”, no Flamengo, e “Caminhadinha”, no Humaitá, “Só Caminha”, no Largo dos Leões; “Banda Cultural do Jiló”, na Tijuca, “G.R.B.C Turma do Gato Futebol e Samba”, em Pilares, e “Xodó da Piedade”, em Piedade.
Com sua festa animada, muita emoção dos fãs e um naipe de estrelas, o “SeráQAbre?” reuniu cerca de 50 mil foliões na Rua Primeiro de Março, no Centro da cidade, com Pabllo Vittar como uma de suas principais atrações, e um line-up que contou ainda com participações especiais de Juliette, Urias, Wenny, Tilia e Naldo Benny, homenageado pelos seus 25 anos de carreira.
Numa prévia do que levará para o seu desfile, marcado para o domingo que vem, o “Mini Seres” conquistou um público de todas as idades com a sua celebração à fauna e à flora marinhas. Na festa lúdica, marcada pela animação da banda e pela performance dos pernaltas (adultos e crianças), sereias, serpentes do mar, peixes, tritões e conchinhas coloriram as ruas do Humaitá na manhã de domingo. Na parte da tarde desfilou, ainda no Largo dos Leões, no mesmo bairro, desfila o tradicional “Só Caminha”, a partir do meio-dia.
Já na Zona Norte, três blocos iniciaram seus desfiles às 14h, em diferentes bairros: “Banda Cultural do Jiló”, na Tijuca; “Carijó”, na Freguesia (Ilha do Governador); e “Banda da Zulmira”, no Maracanã. Ainda na região, a “Turma do Gato Futebol e Samba”, em Pilares, fez a festa às 16h. No mesmo horário, o “Carnavalesco Coração das Meninas” desfila na Saúde, e o “Carnavalesco Xodó da Piedade”, em Piedade.