Devido à sobrecarga populacional das festas de fim de ano, a Região dos Lagos tem sofrido com a falta de água, nos últimos dias. De acordo com a concessionária Prolagos, até sexta-feira (3) a localidade estava com 1,2 milhão de pessoas, o representa três vezes a população residente.
Na sexta, a empresa concluiu operação emergencial de troca dos transformadores do sistema de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água em São Vicente de Paulo, Araruama. Segundo a Prolagos, o processo de recuperação plena do sistema de abastecimento irá ocorrer de forma gradual, podendo levar mais tempo em áreas elevadas e nas extremidades das redes de distribuição.
Em função disso, a Prolagos estaca que a recomendação é que os clientes sigam utilizando a água de cisternas e caixas d’água somente para as atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo até a normalização do serviço.
Enquanto isso, condomínios estão recorrendo ao uso de caminhões-pipa para tentar dirimir o problema. É o caso, por exemplo, de residenciais na Praia do Peró, em Cabo Frio. Na localidade, mais de 120 unidades em diferentes condomínios foram afetadas e tiveram de recorrer a pipas e bombas d’água.