As quedas de energia, ou os conhecidos “apagões”, podem acontecer por diversos motivos. Entre os mais comuns, estão o roubo de cabos de cobre e a sobrecarga na rede, sobretudo durante o verão. Mas, outro fator, também são as colisões em postes de energia.
Somente em 2024, a Enel registrou 470 colisões com postes da rede elétrica em toda a sua área de concessão. Uma média de mais de uma batida em poste por dia — e um número 20,2% maior em comparação a 2023, quando 391 postes foram danificados por acidentes automobilísticos ou de motocicleta.
Ainda segundo a concessionária, no ano passado, 311.574 clientes tiveram algum tipo de problema de fornecimento de energia devido às colisões em postes, número 63% maior do que o registrado em 2023 (190.821).
O ranking de cidades com mais casos
De acordo com um levantamento realizado pela Enel, a cidade de Campos dos Goytacazes liderou o ranking de colisões contra postes em 2024, registrando 85 batidas. Em seguida, as cidades da Região dos Lagos e o município de Niterói aparecem com 85 e 61 ocorrências, respectivamente.
Nas cinco primeiras posições ainda aparecem as cidades da Região Noroeste, com 54 colisões, e da Serrana, com 49. Magé, na Baixada Fluminense, teve 37 batidas, e as cidades da Região Sul, 36. Finalizando o ranking, São Gonçalo, com 34 registros e Macaé, com 28.
Segundo Willane de Paula, diretora de Operações e Manutenção da concessionária, as colisões em postes são mais comuns nas sextas-feiras e nos fins de semana. A executiva ainda explica que a ocorrência gera prejuízos para a distribuidora de energia e para os clientes. A duração média para a realização de reparos ou a substituição de um poste é de oito horas.
“Um poste derrubado significa horas de trabalho das equipes de manutenção. Muitas vezes, não é só o equipamento que precisa ser completamente substituído, mas toda a rede elétrica que estava atrelada a ele. Há até casos mais complexos, em que nossas equipes precisam aguardar a perícia policial para só então iniciar os trabalhos, o que aumenta consideravelmente o tempo que os clientes ficam sem energia”, diz.
O que fazer ao se envolver em um acidente
A concessionária alerta para, em caso de acidente com poste, se houver queda do equipamento ou de cabos, o ideal é procurar ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento das autoridades competentes.
Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas. Nunca tente realizar o isolamento da área, e no caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a recomendação é para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente.