Mais uma vez, artistas, artesãos e empreendedores de gastronomia em Vargem Grande e Vargem Pequena estão reunidos em um evento que reafirma a identidade e a tradição da região como polo gastronômico carioca. A segunda edição do Ciga Vargens, que começou no último fim de semana, está promovendo uma oportunidade de vivências únicas entre menus variados.
As opções vão de hambúrgueres na parrilha e pães artesanais a pratos com camarão e carne defumada, no maior cenário verde urbano do Estado. No próximo sábado (13) e domingo (14), espaços como ateliers, cafés e restaurantes abrem suas portas durante todo o dia, com pratos criados exclusivamente para o circuito e um roteiro de exposições variadas. Tudo mapeado e sinalizado. Os cardápios surpreendem com menus que este ano trazem a raiz como tema e ingrediente obrigatório, com preços que vão de R$ 20 a R$ 230
Aos pés do Maciço da Pedra Branca, a região das Vargens possui vocação natural para o turismo e tradição em arte, artesanato e gastronomia e os visitantes têm a oportunidade de apreciar o cenário bucólico, interagindo com os artistas enquanto conhecem as receitas criadas por chefs renomados especialmente para o evento.
Os sabores vão da cozinha internacional, brasileira, vegana, italiana a frutos do mar. E está sendo uma surpresa conhecer tanto espaço gastronômico, alguns conceituados e escondidinhos na Mata Atlântica, como o Don Pascual. Ou o Recarregando o Espírito e o Germiniscência, casas com artes e comidinhas especiais voltadas para projetos ecológicos e sustentáveis e boas doses de esoterismo.
“Estou amando a possibilidade de visitar essas casas lindas e cheias de personalidade. Vim conhecer pessoalmente a artista que está expondo no espaço, a ceramista Fátima Pepulim e estou encantada com o movimento. Deveriam promover mais eventos como esse”, disse Patrícia Schauss, moradora da região. De Ipanema, Maria Aparecida Andrés, estava com um grupo de amigos no restaurante Ecco.
Participantes do circuito
Este ano o número de participantes do Ciga Vargens é de 22 restaurantes locais e 17 artistas e artesãos. No roteiro, mostras de pinturas, cerâmicas, esculturas, bonecos de pano, dança, mosaicos, instalações, peças em madeira e vidro, macramê, material reciclado, entre outros. Segundo a chef Carla Carvalho, uma das gestoras do projeto, nascida e criada na região e sócia do restaurante Ecco, o evento é também uma “injeção de ânimo” nos empreendedores locais.
“O circuito incentiva a economia, a cultura e o turismo. Enquanto promove o trabalho dos artistas locais, ressalta pontos positivos dessa região do Estado caracterizada pelo verde exuberante”, explica Carla.
Participam do 2º Ciga Vargens, os ateliês Aquarelas Pour Tours, Larosa’s, Art de bruxas, Luz das Fadas, Arte no Fogo Cerêmica, Liliana Nabarro, Baiúca Arte, Espaço Dança, Ceramista Fátima Pepulim, Fofuras Fofinhas, KS Cerâmica, Lilia Telles Mosaico, Luz das Fadas bijoias, Márcio Moreira, Rudá Ecco Design, Rebrotarte, Orgânicos do Rio, Helen Raposo Velas, Espaço Danza, Mônica Vieira Aquarelas e artista Claudio Beer. Os restaurantes são Casa da Feijoada 1910, Check in na Mata, Don Pascual, Ecco Gastronomia, Fregata Pizzeria, Giro 867, Gugut, Maria do Céu, Grillo, Na Parrilheira, Pane Sano, Queijaria, Recoleta, La Piedra, Tapinha Bar, Tô na Boa, Tônamata, Trip do Vinho, SerTão Carioca Café, Pão com Paixão, Vila Jardins Bistrô, Projeto Germiniscência, Recarregando o Espírito Artesanato e Pousada e Bistrô Cinque Terre.
Parabens , belo trabalho , com um roteiro excelente !
Participei do evento e foi sensacional,muita gente bacana prestigiando a nossa região das Vargens.
Fiz o circuito seguindo o mapa do evento.
Foi a oportunidade perfeita para conhecer melhor a gastronomia e a riqueza dos artesãos de Vargem Grande.
Foi muito prazeroso.