A mais recente pesquisa do Instituto Gerp, divulgada nesta segunda-feira (16), e que projetou a vitória do candidato do PDT, Rodrigo Neves, na disputa pela Prefeitura de Niterói, teve a divulgação suspensa por determinação da Justiça Eleitoral. Há suspeita de irregularidades. A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Tribuna da Imprensa Online”. O Ministério Público opinou favoravelmente à suspensão.
Curiosamente, a mesma juíza que assina a decisão, Simone Ramalho Novaes, da 72ª Zona Eleitoral de Niterói, havia suspendido, no último domingo (15) — desta vez, a pedido do PDT — a divulgação de uma outra pesquisa eleitoral sobre as intenções de voto na cidade. A decisão, em caráter liminar, aponta suspeita de irregularidades. O levantamento, neste caso, fora encomendada ao Instituto Intelligence Pesquisa e Comunicação pelo jornal “O Fluminense”. O Rio vive uma epidemia de pesquisas eleitorais contestadas ou consideradas fraudulentas.
Pesquisa suspensa em Niterói tem indícios de irregularidades
“Os fatos relatados indicam, em análise preliminar, a ausência de informações obrigatórias, como o
responsável pelo custeio (somado ao fato de constar que o pagamento teria sido feito com recursos do fundo partidário), o grau de instrução dos entrevistados e a utilização de critérios divergentes dos estabelecidos pelo IBGE para aferição da renda familiar. Ademais, a coleta de dados por telefone apresenta possíveis falhas de controle, especialmente em relação à sua capacidade de garantir a correta aplicação das cotas amostrais”, disse a magistrada, na decisão.
A juíza determinou, por liminar, que o resultado da pesquisa do Instituto Gerp seja retirado dos sites e proibiu a circulação de todo e qualquer material que contenha a pesquisa impugnada, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.
Ta querendo que pessoas pensem que ele ja venceu as eleições. Vai ter que ir para o segundo turno com Jordy SIM, e aceitar que ele tá tendo mais visibilidade.