Um dos criminosos mais procurados do Estado do Rio, Thiago da Silva Folly, conhecido como TH, foi morto, na madrugada desta terça-feira (13), durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital. Além disso, um trecho da Linha Amarela, na altura da Maré, teve que ser fechado novamente por volta das 7h30, e outros dois homens foram baleados.
Considerado um dos chefes do Terceiro Comando Puro (TCP), TH era apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas no estado e vinha sendo monitorado havia oito meses. Segundo a Polícia Militar, ele foi localizado em um “bunker” no Morro do Timbau. Após intenso tiroteio, foi encontrado morto pelos agentes.
O Corpo de Bombeiros informou que dois homens foram baleados durante o confronto: Diogo Santos, de 27 anos, e Valfrido Rodrigues, de 41. Ambos foram socorridos e levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Até o momento, não há informações confirmadas sobre as circunstâncias em que foram atingidos, nem sobre o estado de saúde deles.
A troca de tiros afetou a mobilidade em diferentes pontos da cidade. As linhas Amarela e Vermelha, além da Avenida Brasil, chegaram a ser fechadas por motivos de segurança, mas foram reabertas após a estabilização da situação. No entanto, devido ao tiroteio, a Linha Amarela teve que ser fechada de novo.
Segundo relatos de moradores, a movimentação no complexo começou por volta das 3h. Traficantes atearam fogo a barricadas em diversos acessos à comunidade, enquanto vídeos registraram o uso de balas traçantes — tipo de munição especial que permite visualizar a trajetória dos disparos no escuro