A Cedae informou que a manutenção preventiva no sistema Guandu foi concluída, às 19h40 desta terça-feira (20), permitindo a retomada gradual da captação e do tratamento de água. Às 6h desta quarta-feira (21), segundo a estatal, o sistema operava com 94% da capacidade, o que permitiu a retomada gradual do abastecimento de água na capital do Rio e em sete municípios da Baixada Fluminense.
A empresa explicou que aguarda autorização do Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Rio Metrópole para restabelecer integralmente a produção de água. A previsão é que o fornecimento seja normalizado até sexta-feira (23), podendo o prazo ser maior em regiões elevadas, situadas nas pontas do sistema de distribuição ou afetadas por eventuais ocorrências neste período.
A concessionária Águas do Rio informou que, nesta quarta-feira, o abastecimento começa a ser recuperado nas áreas atendidas pela empresa na capital (Centro e zonas Norte e Sul) e nas seguintes cidades da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
A concessionária orienta que os clientes façam uso da reserva de água somente para atividades básicas, adiando tarefas que demandem alto consumo até a regularização do abastecimento. A empresa segue à disposição por meio do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Durante a manutenção, a Águas do Rio aproveitou para iniciar uma força-tarefa que realizou mais de 40 ações de manutenção e melhorias na capital e na Baixada Fluminense, com foco na redução de perdas e no aumento da eficiência no fornecimento de água. Todas as ações foram executadas dentro do prazo.