A Cedae concluiu, por volta das 21h desta quinta-feira (16), a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de água em cinco cidades da Região Metropolitana do Rio. Com o término dos trabalhos, o fornecimento de água começou a ser normalizado em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e na Ilha de Paquetá, na capital.
Segundo a Cedae, o abastecimento será retomado de forma gradual, podendo levar até 72 horas para se normalizar completamente, especialmente em áreas mais altas ou em locais que apresentaram alguma instabilidade durante a manutenção. A companhia reforça que a população deve manter cuidados no uso da água enquanto o sistema se estabiliza.
Águas do Rio monitora possíveis vazamentos após a retomada
A companhia também destaca que a retomada do abastecimento pode gerar ocorrências pontuais, como vazamentos, devido à variação de pressão nas tubulações. O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, que monitora o sistema 24 horas por dia, reforçou o efetivo e mantém atenção redobrada para enviar equipes rapidamente aos locais que precisarem de intervenção.
A operação preventiva, iniciada ainda na madrugada, envolveu cerca de 200 profissionais que realizaram mais de 40 serviços, incluindo limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais, reparos em tubulações, modernização de equipamentos, inspeções de segurança e ajustes em sistemas automatizados. O objetivo foi reduzir riscos de falhas que pudessem interromper a produção de água durante o ano.