O prefeito Eduardo Paes (PSD) mostrou, no primeiro debate das eleições 2024, exibido pela Band, na noite desta quinta-feira (08), que treinou mais do que o controle sobre o tempo disponível para perguntas e respostas (no que foi campeão). Também estudou direitinho como colar a imagem de cada um dos adversários, com exceção de Tarcísio Motta (PSOL), à do governador Cláudio Castro (PL).
Na última pesquisa Datafora, 61% dos entrevistados disseram que não votariam, de jeito nenhum, no candidato apoiado pelo governador. O prefeito foi esperto. De tanto ser citado — mas não defendido — Castro foi o sexto personagem presente no primeiro tête-à-tête entre os aspiras a prefeito do Rio.
Na outra ponta, o estreante Alexandre Ramagem (PL) também não foi ao debate a passeio. Seguro, com respostas prontas (até as que não conseguiam dar conta das perguntas), e dados que ilustravam críticas à administração Paes, o deputado federal não foi mal, e tende a crescer explorando a ligação com Jair Bolsonaro. Assim como nas pesquisas de intenção de votos,
O atirador e o contemporizador
Mas quando o tema foi pose, caras e bocas, Rodrigo Amorim (União) não deixou espaço para mais ninguém. Também estreante em debates e demonstrando um certo nervosismo de principiante, o deputado estadual fez uma boa escada para o “caro amigo delegado Ramagem” (devemos registrar que a expressão foi dele mesmo, na abertura de uma pergunta). E distribuiu provocações a Paes e a Tarcísio.
O deputado do PSOL, aliás, não é novato, mas reagiu como se fosse. Caiu nas armadilhas e perdeu boa parte do tempo (e de sua costumeira verve) batendo boca com o bolsonarista. Se a tarefa de Amorim é mesmo disputar a Prefeitura do Rio, ninguém percebeu. Mas se a intenção é ajudar Ramagem, e se consolidar como a opção para os radicais de direita — plantando agora para colher nas próximas eleições — seguiu o roteiro com maestria. Seu nome ficou entre os mais procurados do Google durante o embate.
Já Marcelo Queiroz… Bem, o deputado federal do PP sempre disse que não ia brigar com a esquerda, nem com a direita, e que tem pontos em comum com os dois lados. Seguiu à risca. Chegou até a fazer um bate-bola amistoso com Tarcísio. No fim, deixou a impressão de que se trata, mesmo, de um bom rapaz.