Preso desde 2019, condenado por quatro homicídios e a ocultação de um dos corpos, o policial militar Ronald Alves de Paula, conhecido como Major Ronald, ex-chefe da milícia da Muzema e um dos acusados da morte da vereadora Marielle Franco, continua recebendo R$ 7,4 mil por mês a título de Gratificação de Risco da Atividade Militar (GRAM). Desde que passou a viver numa cela, o oficial da PM já recebeu, dos cofres públicos, um extra de R$ 466 mil.
Hoje cumprindo a pena de 76 anos e oito meses no presídio federal de Mato Grosso do Sul — onde o único risco que corre é o de levar uns cascudos de algum outro detento — Ronald continua recebendo a gratificação que, por lei, “é devida ao militar do estado em virtude das peculiaridades inerentes à carreira militar, cuja condição está relacionada ao sacrifício da própria vida em defesa e segurança da sociedade”.
A Polícia Militar do Rio cita a lei 9537/2021 como justificativa para o pagamento da GRAM a um policial fora de combate há mais de cinco anos. O texto diz que “o militar do estado, em efetivo serviço, faz jus à Gratificação de Risco da Atividade Militar”, Segundo a PM, isso quer dizer que “todos os policiais militares fazem jus ao soldo e à gratificações enquanto permanecerem nos quadros da corporação”.
Quando perguntada como o “efetivo serviço” pode ser prestado atrás das grades, e em outro estado, a resposta foi que “para fins legais, efetivo serviço é o espaço de tempo, computado dia a dia, entre a data de ingresso e a data-limite estabelecida para a contagem ou a data do desligamento do serviço ativo”. Ou seja, nada tem a ver com tal “sacrifício da própria vida em defesa e segurança da sociedade”.
Apesar de tantas condenações, Major Ronald não foi expulso. “A exclusão de policiais ocorre mediante Processo Administrativo Discipliinar (PAD) e por ordem da Justiça”, diz a nota-resposta da PM. “Em caso de cometimento de crimes, a decisão sobre desligamentos normalmente aguarda o resultado do processo judicial”. Além de Ronald, todos os oficiais presos, inclusive os que estão no Batalhão Prisional, continuam recebendo a GRAM enquanto continuam nos quadros da corporação. Se a PM sabe o quanto gasta com eles, não quis responder. Foi perguntada, mas…
Enquanto a Justiça não decide o que faz com estes condenados, a bola está com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Uma denúncia sobre esta e outras “particularidades” no pagamento da GRAM foi formalizada ao tribunal em abril de 2024. O processo foi aberto, mas encontra-se em sigilo.
Quase meio milhão de GRAM (GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE ATIVIDADE MILITAR) mas a reportagem esqueceu que sobre está gratificação ainda se soma no mínimo mais 50% de adicional de tempo de serviço (triênio), enquanto veteranos e pensionistas da PMERJ e CBMER,inclusive os que estão inválidos e que eram isentos de desconto previdenciário (proteção social) passaram a descontar 10,5% e não tem direito a GRAM pois o estado afirma que tem que está exercendo a função, somando-se a isso ainda tem os policiais fora de funções e os batalhões que já recebem gratificação pro labore faciendo que não podem ser acumuladas e nem incidir desconto previdenciário e nem triênio sobre a referida gratificação.
Nós veteranos e pensionistas da PMERJ e CBMERJ, estamos sofrendo a quase a três com esse governo que não paga a nossa GRAM que é um direito líquido e certo, deixando milhares de famílias sem amparo.O Governo insiste em dizer que a gram é pró-labore faciento, mas na verdade ela é genérica, pois paga a todos militares indistintamente, pois até preso recebe.Então todos tem que receber,para acabar com essa injustiça como nunca teve antes.
Muito boa reportagem! Clareza e lisura. Gram para pensionistas e reformados.
Um absurdo major da PM bandido sempre foi se fosse praça já estava na rua a muitos anos esse assassino livre vergonhoso pior ainda ganhando GRAM e quem deveria estar ganhando que são os veteranos que paga previdência integral por causa da paridade não está recebendo sendo lesados e tudo na cara do judiciário do TCE MP fazem acordos pra benefício próprio e ferram quem realmente tem o direito e trabalhou uma vida toda em prol da sociedade nem reajuste o governador canalha deu só foi prá eles essa repórter tem que fazer uma reportagem sobre isso vai pegar eles os canalhas de calça arriada chega a ser absurdo paridade é direito adquirido e lei mais nesse país a lei só serve quando eles o MP judiciário querem
Realmente é uma realidade que não se imagina em um mundo civilizado.
Enquanto inativos da pmerj perdem as ações que reividicam a gram nas duas instâncias do tjrj, devido ao fato dos desembargadores aceitarem a afirmação do governo do estado do RJ de que se trata de uma gratificação prolabore faciento, tendo inclusive ter que pagar as custas judiciais nas ações. E em contrapartida tem presos recebendo a gratificação atrás das grades embora seja matemáticamente impossível alguém nestas condições exercer uma função prolabore faciento.
E pior os supostos atos criminosos feitos dentro da prisão no caso da mariele é considerado pelo estado do RJ como uma atitude que corresponde a ser inerente à função policial militar conforme foi a desculpa apresentado pela procuradoria geral do estado.
A GRAM É GENÉRICA E NÃO PRÓ LABORE FACIENDO, ESSE GOVERNADOR COVARDE E MENTIROSO FAZENDO COVARDIA COM QUEM COMBATEU A CRIMINALIDADE E INCËNDIOS A VIDA INTEIRA, QUE SEJA CASSADO NO TRE-RJ.
Parabéns, excelente reportagem q deu luz a esse escárnio. os inativos, Veteranos e pensionistas contribuímos pra esse sistema de proteção social q só nos prejudicou e deixou de fora esse aumento de 62 % fomos esquecido por esse Governador irresponsável e seus Deputados do partido PL ! SEM GRAM SEM VOTO !
GRAM é genérica somente o governador não vê isso, se for pro labore como ele defende inclusive em milhares de processos judiciais em que veteranos pedem para ter este direito ao recebimento da GRAM, e caso não seja genérico, o pq dos veteranos após 2022, pensionistas especiais, unidades que já recebem gratificações pro labore (BOPE,CHOQUE, UPP) , presos, militares adidos a outros órgãos(Alerj, TCE, prefeituras municipais e etc), pq estes recebem, já que não pode ser paga em duplicidade e nem a quem não está exercendo a função militar de risco, somando se a isto aí da tem o cálculo dos trienios sobre está rubrica, o que é vedado para gratificação pro labore faciendo.
Alô TCE os cofres do estado estão sangrando em bilhões desde que foi criada está gratificação caso seja de natureza pro labore faciendo
.
Se pro labore como pode um preso receber?
GRAM é pró-labore?
Como um preso pode receber?
A GRAM sendo pro labore faciendo e paga indiscriminadamente a quem não está na função de atividade militar e até mesmo os que já recebem gratificações pro labore faciendo como batalhões especiais e UPP, o que é vedado, assim como incidir adicional de tempo de serviço (triênio) sobre está rubrica, estão esvaindo bilhões dos cofres do estado caso seja classifica de natureza pró labore faciendo.
Recomposição salarial já e a GRAM é genérica. Sem GRAM sem voto. PL tem que tomar alguma atitude ou será banido do Rio de Janeiro. Claudio Castro não cumpre as leis, só deu a recomposição para o legislativo e judiciário deixando de fora os funcionários da administração direta, aposentados e pensionistas.
Sou veterano, quero a minha Gram.
Tem 1° sgt da ativa ganhando mais que um Sub ten da reserva,temos a paridade que não eh cumprida pelo governo atual.
Eu com 33 anos de polícia não tenho Gram sou reformado desde 2020
O TCE não tinha que fiscalizar quebra de paridade e nos veteranos e pensionistas não recebendo nada?
Obrigado pela excelente matéria 🇮🇪esperamos que os órgãos competentes fiscalize o mas rápido possível 🇮🇪
Isso é um absurdo, paga a GRAM para presos e não paga para os veteranos, sequelados, pensionistas. Isso é uma vergonha.
Esse é o pior governo de todos os tempos. Uma falta de respeito e consideração com nós Veteranos e Pensionistas! O que esta faltando para o TCE tomar uma providência. Se não tem competência devemos convocar a Polícia Federal!!!!
E um absurdo o que está sendo feito com os “aposentados e pensionistas da PM e BM,quebra da paridade e descumprimento total das leis” e temos também a GRAM que pagam para PM e BM condenado como se fosse pro -lobore faciendo.
Obrigado por expor a verdade sobre a Gram , e de direito de todos os veteranos e pensionistas da PM e BM , RECEBEREM A GRAM .
A Gram é para todos, senão como um preso está recebendo ?
Boa noite!
A GRAM, e um direito líquido e certo, para todos os Militares da Polícia Militar e do do Corpo Bombeiros.Militares Ativo E Inativos e pensionistas convencionais, porém estamos. Lutando a quase 26 meses , sem receber essa gratificação somente temos o direito da contribuição previdenciária ter o mesmo desconto de um Militar Ativo. Nunca tivemos uma situação tão ruim onde um subordinado ganha mais do que um superior Hierárquico.
Essa gratificação é um aumento disfarçado que foi concedido apenas para os ativos.
O governo diz que foi para compensar a extinção de algumas gratificações. Sim, mas entre as gratificações que foi extinta está uma que o militar só receberia quanto fosse para a Reserva, após 35 anos de serviço e contribuição previdenciária. Agora com a GRAM, um militar ao ingressar na carreira, já ganha um percentual que só ganharia 35 anos depois.
Como o gov claudio castro ta fazendo mau aos veteranos botou um soldado ganhando mais que um cabo criou um aumento generici e dizendo ser prolabore faciendo
Tudo de acordo com o Maj Luigi, que é nosso representante e age de forma 100% transparente com a Tropa. A senhora tem nosso respeito. Volte a fazer reportagens esclarecedoras como esta, mantendo seu compromisso de repórter: pesquisa e divulgação de VERDADES!
Boa tarde senhora Berenise Seara , gostaria de parabeniza-la e ao mesmo tempo agradecer pela reportagem feita a respeito da gratificação recebida pelo oficial da PM que preso recebe e nós veteranos da PMERJ E CBMERJ não recebemos porque o nosso governador ignora totalmente a paridade e integridade prevista em lei !!! Com essa reportagem a senhora está nos dando voz para exercemos o nosso direito senhora Berenice … O nosso governador através da PGR , insiste em dizer que a GRAM é pró-labore faciendo , assim sendo um policial na condição de preso , não poderia receber pró-labore em hipótese nenhuma!
INFELIZMENTE, SOBRE A gram, O GOVERNADOR FAZ O QUE QUER,ELE SE ACHA ACIMA DA LEI.
Quem já trabalhou trinta anos não tem direito a recebe a GRAN . 1°sgt da ativa ganhado mas do TEN.da reserva remunerada. Será que o governador acha que nós somos aposentadoria da CLT
Ainda bem que existe a imprensa livre pra mostrar os desmandos das autoridades políticas. O Governo do RJ criou uma gratificação, que na verdade é um aumento disfarçado só para o pessoal ativo da PMERJ/CBMERJ, quebrando a paridade prevista em legislação federal, alegando ser uma compensação pelo risco da atividade militar. Pagamento está gratificação indistintamente para presos, pessoal da área de saúde, banda de música, adidos em gabinetes políticos, etc. Que riscos correm esses militares? Na verdade o Governador, com conluio da ALERJ e até do TJRJ, trata o seu veterano com descaso . Obrigado Berenice Seara por colocar luz nesta covardia.
Muito boa reportagem, com clareza e lisura; vc merece nosso respeito
Berenice Seara mais uma vez apresentando uma excelente reportagem e denunciando o descaso do atual governo ou desgoverno. O atual governado por vontade própria, já demonstrado. Decidiu excluir os veteranos e pensionista. Descumprindo a paridade e tornou-se irredutível. Para alcançar o seu objetivo faz o que todos, ou para não ser contundente demais, o que a maioria dos políticos fazem. Promete corrigir e assina ate documentos (TAG) e não cumpri. Manipula o legislativo e judiciário. Isso está bem claro dentro do reajuste concedido a um e a outros não, ainda o pior, até o tribunal de contas. Que parece se fazer tardio e em posse de documentos.
O jornalismo que não se corrompe e a voz dos mais fracos!
Parabéns para essa jornalista
Eu não consigo entender o porquê o governador tem tanto ódio dos veteranos, pensionistas e sequelados do Corpo de Bombeiros e Policiais Militares. Não dando a GRAM pra eles. A GRAM está provado que é genérica. Muitos estão recebendo sem está em perigo de vida. Parabéns pela reportagem.
uma covardia com os aposentados estado sem lei
E os veteranos e pensionistas e sem se esquecer dos sequelados(PMERJ e CBMERJ),tem direitos garantido por lei e não recebem a GRAM,esse governador está tirando nossos direitos, muitos precisando de remédios,fazer suas compras e não tem o seu direito,por favor nos ajudem a divulgar a farra da GRAM, desde de já lhe agradeço
Boa tarde essa gratificação tem ser paga para todos veteranos e pensionistas todos. Algumas pensionista recebe outras não. Essa gratificação é genérica governo só pagam quem interessa ele taí fora da lei recebe. Veteranos deram a vida toda. Não recebe existem uma lei desde 1979 que tem cumprir a paridade integralidade mas por motivo políticos governador do rio não o faz pagar que dever veteranos. Detalhe governo só desvio de verba. Não paga direitos dos servidores recomposição salarial. Obrigado tj
Muito bem colocado pela Sra Berenice Seara um maj PM Ronald preso por envolvimento com a morte da Vereadora Mariele recebe a Gran( gratificação de risco militar) eu servi ao Corpo de Bombeiros militar do rio de janeiro por 28 anos tendo minha carreira enteropida por um AVC esquemico ficando com sequelas precisando de dinheiro para medicação e tratamento físico o nosso Governador não reconhece nos veteranos sequelados e pensionista das corporações como peso morto .
Parabéns para essa jornalista
Bom dia senhora Berenice Seara … Parabenizo a senhora pela reportagem e ao mesmo agradeço, pois estamos dependendo de voz para expressar o que este governo está fazendo conosco veteranos e pensionista convencionais da PMERJ e CBMERJ não pagando a GRAM para esses servidores …
Quero parabeniźar a Sra pela matéria, através dela podemos mostrar que os desvios de verba no estado está escancarado, enquanto quem tem direito a GRAM está morrendo a mingua quem não tem direito recebe além, espero que agora o TCE cumpra a parte deles é fiscaliza o estado e quem de fato está cometendo erros .
Parabéns pela importantíssima reportagem.
Um assunto tão importante que está mexendo com a vida de milhares de veteranos da PMERJ, BOMBEIROS E PENSIONISTAS que estão sem GRAM
Pasmem, como pode ocorrer essa situação, um preso recebendo dinheiro público, e enquanto isso, militares acamados, cadeiras de rodas outros até wm estado vegetativo e confronto com o crime precisando deste dinheiro que o governo diz ser pro labore faciendo e veteranos , digo aposentados , que em até em tragédias climáticas avançam para auxiliar nos resgates e etc… assim como foi a tragédia em petropolis que foram vários bombeiros aposentados.
Sou policial militar do estado do Rio de Janeiro, reformado, sou portador de um câncer incurável tenho um gasto muito alto por conta da doença e o que acho engraçado que o governador fala que eu não tenho direito a essa gratificação (GRAM), que esse detento ganha 🤷♂️
O governo do estado não respeita o militares reformados e as pencionistas dos militares criando assa Gratificação de uma forma aquivocada arbitrária beneficiando só os ativos e os futuros reformados mostra não conhecer a previdência dos militares do estado
Absurdo. Enquanto isso guerreiros que lutaram a vida toda na PM são abandonados, tem seus direitos tolhidos.
Cabe ressaltar que esse gratificação referida GRAM, foi imposta aos veteranos e pensionistas da PMERJ E CBMERJ nos aumentando o percentual de desconto da proteção social dos militares e não recebemos pois o Governo do Estado argumenta ser a GRAM pró labore faciento, sendo, verdadeiramente, pro labore faciento, torna-se ainda mais grave a situação do Estado, pois ele atualmente paga a policiais e bombeiros militares que não se encontram na atividade fim (unidades operacionais), em órgãos diversos a atividade policial, tais acumulando outras gratificações pró labore faciento. Se for pesquisar mais fundo observará desvios de bilhões de reais por um erro de aplicação da lei. Sem levar em conta da quebra da paridade e integralidade que só ocorre no Rio de Janeiro. Com a palavra o TCE do Rio de Janeiro.
Aposentados e pensionistas não recebem a GRAM, mas condenados recebem, a GRAM não é pro labore faciendo.
Parabéns pela reportagem informando como o estado do RJ lesa os cofres públicos ..
Se o governador Cláudio Castro afirma que a GRAM e pró-labore faciendo e a conselheira Andreia Siqueira Martins diz que de jeito nenhum pode majorar as ATS encima da mesma. Isso prova que existe desvios de verbas públicas em bilhões de reais. E aí ?
É uma injustiça o que o governador faz, com as viúvas, os veteranos,acamados, idosos, paralíticos etc… Pagando a gratificação Gram, para os prisioneiros, e não para eles.
Parabéns para a jornalista matéria muito boa e muito importante para mostrar a população onde o dinheiro do contribuinte vai
O policial preso recebe gratificação da GRAM e quem trabalhou a vida toda e conseguiu se aposentar não recebe essa gratificação.
Agradecer desde já a Berenice Seara por expor essa situação q esse governo faz uma injustiça contra nós Veteranos e Pensionistas por dar a Gram a quem está preso por envolvimento na morte de uma vereadora e nós não recebermos essa Gratificação temos Veteranos se suicidando e infartando por esse direito q nos é tirado
Uma VERGONHA esse GOVERNO! E qual a razão deste Processo no TCE RJ estar em sigilo, onde está o TCE que não suspendeu os pagamentos INDEVIDOS nas folhas de pagamento da PMERJ E CBMERJ. TCE RJ CUMPRA DEVER DE OFÍCIO. FISCALIZAÇÃO JÁ!
GRAM para TODOS ou devolva os milhões pagos a anos irregularmente e prenda os que autorizaram esses pagamentos
Tem um processo no TCE Rj sobre este assunto e até agora, eles SABEDORES das irregularidades não tomam proveniência alguma!!! Onde está o órgão fiscalizador das contas do estado????
Excelente reportagem. Essa situação da GRAM tem que ser resolvido o mais rápido possível. Como pode os presos receberem pró-labore e um PM reformado por acidente em serviço e que ficou tetraplégico não receber
Porque não paga para todos então,para aposentados e pensionista da PMERJ e CBMERJ, governo de mentiras,e ainda infringindo a Lei,e , não paga a nossa recomposição salarial, alegando que o Estado está em Regime de Recuperação Fiscal, enquanto paga para o Judiciário.
Socorro TCE
Já existe também um processo no TCE para apurar essas irregularidades cometidos pelo governo do Estado visto que presos recebem essa GRAM quando o próprio governo diz que trata -de pró-labore faciendo enquanto nós reformandos e pensionistas não recebemos, pois é um direito nosso e com isso também ele quebra a paridade.
Muita covardia com os Policiais aposentados.
Desvio de dinheiro público , KD o TCE – RJ que tem um processo e não se manifesta
Todos os órgãos fiscalizadores do estado do Rio de janeiro tem ciência que temos direito a GRAM. Pois existe uma denuncia mostrando toda verdade no TCE nas mãos do presidente do TCE. Onde o governador Cláudio Castro afirma que a GRAM e pró-labore faciendo majorando as ATS encima da mesma. Em que a conselheira Andreia Siqueira Martins diz que de jeito nenhum não pode. O que mais estão esperando?
Presos recebendo e veteranos e pensionistas que passaram a descontar 10,5% não recebem, uma covardia e um crime contra os cofres públicos em curso caso a GRAM seja realmente pró-labore faciendo
É crime em curso no estado do RJ. O governador mantêm a GRAM como pró-labore faciendo pagando para presos . Para não pagar aos militares da reserva remunerada, reformados e as pensionistas.
Parabéns pela matéria!quase três anos de covardia contra nós veteranos, pensionistas convencionais, e sequelados da polícia militar e bombeiros militar.A Gram é genérica, todos tem direito.
BOA TARDE,SOU VETERANO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ONDE O GOVERNADOR É O SR CLÁUDIO CASTRO, ONDE O MESMO NÃO RESPEITA A PARIDADE E A INTEGRALIDADE,EM NOS PAGAR A G.R.A.M,ONDE PAGA ATÉ PRESO CONFORME MATÉRIA ACIMA VENHO PEDIR EM NOME DE TODO GRUPO VISÃO DA TROPA ,QUE O GOVERNADOR CORRIJA SEUS ERROS E DE IMEDIATO PAGUE A G.R.A.M AOS VETERANOS DA POLÍCIA MILITAR CORPO DE BOMBEIROS E SEQUELADOS. DESCULPA ALGUM ERRO POIS ENTREI NA PMERJ SÃ E HOJE TENHO APENAS 30% DA MINHA VISÃO, ONDE O GASTO É MUITO GRANDE E PRECISO DESSA CORREÇÃO POR PARTE DO GOVERNADOR, NÓS VETERANOS DA PMERJ, CBMERJ E SEQUELADOS ESTAMOS S.A.N.G.R.A.N.D.O.
Nós veteranos e pensionistas convencionais da PMERJ e CBMERJ, fomos abandonados pelo governador Cláudio castro, quebrou nossa paridade e integralidade ( dando gratificações a ativos: presos, adidos a outros órgãos e pensionistas especiais), não pagou a 2• e 3• parcela para o executivo ( só quem recebeu Alerj, judiciário e TCE), todos os órgãos que poderiam investigar tudo de errado nesse governo, nós não votaremos em nenhuma indicação do governador.
Quall a razão deste Processo no TCE RJ estar em sigilo, onde está o TCE que não suspendeu os pagamentos INDEVIDOS nas folhas de pagamento da PMERJ E CBMERJ. O GOVERNO em resposta ao TJ diz que essa Gratificação (GRAM) é uma gratificação PRO LABORE. TCE RJ CUMPRA DEVER DE OFÍCIO. FISCALIZAÇÃO JÁ!
A minha GRET era de 180, o TCE me tirou 30 por cento, agora eu pergunto; e a farra da GRAM e o dinheiro da CEDAE aonde foi parar, nós inativos e também as pensionista estamos aguardando uma resposta.
O RJ tem uma característica única… Governadores que não se importam com o gasto dos recursos públicos!
MUITO BOA A SUA REPORTAGEM EM RELAÇÃO A GRAM E
O DESCASO DAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS EM NÃO PAGAR A GRAM QUEM TÊM DIREITO A PARIDADE E INTEGRALIDADE .
Boa reportagem. Expõe o que é a política irresponsável do Governador Claudio Castro. E um dos autores da Lei que criou este absurdo trabalhou em seu Gabinete, quando Vereador, e Graças a ele se tornou Deputado Estadual. Agora colocado pelo padrinho político e amigo pessoal como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, tem nas mãos a Denúncia da “Farra da GRAM” ,deita-se sobre ela e após mais de dois meses não se pronuncia a respeito de tamanha ilegalidade.
Eu sabia que Deus prepararia alguém de peso , para divulgar a verdade sobre a covardia que esse governo está fazendo com os veteranos, que deu seu sangue para defender a sociedade trabalhando incansável nessa cidade sem medir esforço, e alguns estão sequelados e cadeirante também as pensionistas que perderam seus maridos na guerra contra o crime, Deus abençoe a senhora com bençãos sobre bençãos.
Boa tarde, os veteranos e pensionistas, agradecem por essa matéria sobre a gratificação GRAM,
Estamos a quase três anos sofrendo com essa quebra da paridade que o governo e a sua base de governo lá da alerj fizeram,
Vetando essa gratificação genérica ( aumento disfarçado) .
Nós veteranos da PMERJ e cbmerj , merecemos respeito,o governo estadual não cumpre o que e nosso por direito a recomposição salarial e gram a veteranos e pensionistas
Sou RR da pemerj, obrigado pela atenção que vcs da impressa temporelrj está dando aos veteranos e pensonisra que estão passando muita necessidade, tem muitos acamados e vegetando numa cama sem receber a Gram que é seu direito, quem não poderia estar ganhando que é aqueles que estão preso e trabalho adidos na Alerj, CEDAE e interno em quartel. Nós ajuda por favor. Gram para todos.
Hoje, com esse governo, absurdos como este está acontecendo, fizeram uma movimentação covarde para dar aumento somente para grupos buscando votos…excluíram covardemente os idosos feridos e viúvas etc… e pior com argumentos posteriores absurdos, a nossa GRAM nunca poderia ser PRO LABORE, e mesmo que fosse deveria ainda assim ser paga a todos…mas como não querem admitir o erro então que se cumpra seus próprios argumentos e retire de quem não pode receber…parabéns pela bela e justa reportagem…
GRAM PARA TODOS OU GRAM PARA POUCOS…
Boa tarde, gostaria que o Sr Governador explicasse melhor o art 3, inc VI da lei 9537/21 no que diz respeito aos veteranos e pensionistas da polícia militar e bombeiro militar, no que diz respeito à GRAM.
Esse governador corrupto e está quadrilha quê o cercam, tem que serem afastados e presos pelos crime que cometeram, sacrificando e abandonando covardente os inativos, pensionistas e os sequelados da polícia militar e corpo de bombeiros do Rio de Janeiro.
#cadeia a Claudio Castro e sua quadrilha.
Boa tarde!
Gostaria de entender como o GOVERNO através de sua PGE diz que a ( GRAM ) é uma Gratificação PRO LABORE , está sendo paga indistintamente até para PRESOS e até mesmo quem já recebe outra Gratificação Pro Labore. Onde está o TCE RJ? TCE CUMPRA DEVER DE OFÍCIO. FISCALIZAÇÃO JÁ!
Agradecer a reporte pela excelente reportagem e apuração dos desmandos do Governo do Estado e não só este caso mais agora mesmo está semana foram presos outros agentes de segurança e continua recebendo Gram e enquanto veteranos, sequelados e pensionistas convencionais parabéns.
Boa tarde; cadê o TCE ? Vocês são pagos para fiscalizar , não tem escapatória tem que fazer seu dever , independente das amarras que tem com o governo.
Infelizmente! é uma “COVARDIA ” oque as autoridades estão fazendo com a gente, veteranos, que trabalhamos muito pelo Estado do Rio de Janeiro
E um absurdo isso que tá acontecendo,será que esse país não vai ter jeito?
O Estado e o Judiciário alegam que a GRAM é uma gratificação pro labore fasciendo, sendo assim, presos, quem está adido a outros e pensionistas especiais não poderiam estar recebendo a GRAM, só sendo gratificação GENÉRICA, para eles estarem recebendo.
O TCE está prevaricando, pois se recebeu a denuncia. De imediato tinha que determinar à suspensão desse pagamento errado.
Este governador está totalmente errado em não conceder a GRAM aos policiais militares e bombeiros militares da reserva remunerada e as pensionistas. Diz que a gratificação é PRO LABORE FACIENDO, porém basta estar na ativa para receber, como o Major preso condenado a mais de 90 anos.
Exatamente irmão!
O TCE não tem que esperar ação pública prá se pronunciar, ao se eximir de avaliar e julgar um derrame nos cofres públicos é prevaricação digna de investigação da polícia federal, porque sobrestar uma investigação sobre um desfalque no erário público, com a fundamentação de que existe uma ACP em andamento no MPRJ é deixar de fazer o que lhe é obrigação de fazer por ofício, no mínimo levanta suspeita de comprometimento
Dinheiro de políciais honestos desviados para desonestos . Enquanto isso os veteranos lutando para receber o que é de direto deles
Se a GRAM é pró-labore faciendo porque o governador está pagando a presos
Exatamente irmão!
O TCE não tem que esperar ação pública prá se pronunciar, ao se eximir de avaliar e julgar um derrame nos cofres públicos é prevaricação digna de investigação da polícia federal, porque sobrestar uma investigação sobre um desfalque no erário público, com a fundamentação de que existe uma ACP em andamento no MPRJ é deixar de fazer o que lhe é obrigação de fazer por ofício, no mínimo levanta suspeita de comprometimento
Pois é, enquanto presos condenados, são agraciados com uma gratificação disfarçada de pró labore faciendo, aqueles que são excombatentes de uma guerrilha social e urbana, tem sua paridade e integralidade, quebrada por esse governo, no estágio da vida onde mais precisam, até quando seremos esquecidos por este governo que conseguiu dividir essas corporações bicentenárias?
Parabéns a Sra Berenice Seara !!! A verdade tem que ser divulgada mesmo !!! É uma Covardia o que estão fazendo com os Veteranos e Pensionistas da PMERJ e CBMERJ !!! A GRAM é Caráter Genérico !!! Ou está sendo paga de forma Irregular ???Fiscalização já !!!
Tenho certeza que após essa reportagem feita pela senhora Berenice Seara , o governador irá corrigir esse erro e concederá a GRAM para todos nós , veteranos e pensionistas convencionais!
A lesão aos direitos dos veteranos e pensionistas da PMERJ/CBMERJ é um ato claro de desrespeito a Lei, pois pra taxar os veteranos e pensionistas o CH do Executivo Estadual não teve dúvidas desde 2019 houve adesão imediata as determinações da lei, na hora da compensação a mesma lei não atende.
Parabéns Jornalista Berenice, a senhora também tem que saber que tem um processo no TCE sobre a GRAM e até agora não houve nenhuma manifestação por parte desse Tribunal fiscalizador. Se a GRAM e pró labore, como pode Pensionistas com pensão especial receberem?; como pode presos condenados receberem?; como pode músicos receberem?; dentre outros que não correm risco algum.
Boa tarde Berenice Seara. Excelente explanação para um problema que é muito mais grave do que se possa imaginar. Não se restringe somente ao Major PM Preso receber uma gratificação denominada GRAM de caráter Pró-labore Faciendo conforme entendimento do Estado. Nessa afirmação são milhares de pagamento indevidos na mesma situação causando um prejuízo em Bilhões de Reais e o TCE-RJ já sabe disso e até o momento não tomou uma atitude de intervenção no caso aumento mais ainda a VERGONHA. Muito obrigado pelo furo de reportagem e que continue a levantar mais dados nesse assunto porque foi somente a ponta do Iceberg. Pode ter certeza.
Major Luigi
GRAM pro labore faciendo e estando sendo paga a inativos, presos, pensionistas, adidos a outros órgãos e em duplicidade para quem já recebe gratificação desta natureza caso das unidades especiais é um rombo de bilhões pagos indevidamente e já existe denúncias no TCE
BOA TARDE,SOU VETERANO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ONDE O GOVERNADOR É O SR CLÁUDIO CASTRO, ONDE O MESMO NÃO RESPEITA A PARIDADE E A INTEGRALIDADE,EM NOS PAGAR A G.R.A.M,ONDE PAGA ATÉ PRESO CONFORME MATÉRIA ACIMA VENHO PEDIR EM NOME DE TODO GRUPO VISÃO DA TROPA ,QUE O GOVERNADOR CORRIJA SEUS ERROS E DE IMEDIATO PAGUE A G.R.A.M AOS VETERANOS DA POLÍCIA MILITAR CORPO DE BOMBEIROS E SEQUELADOS. DESCULPA ALGUM ERRO POIS ENTREI NA PMERJ SÃ E HOJE TENHO APENAS 30% DA MINHA VISÃO, ONDE O GASTO É MUITO GRANDE E PRECISO DESSA CORREÇÃO POR PARTE DO GOVERNADOR, NÓS VETERANOS DA PMERJ, CBMERJ E SEQUELADOS ESTAMOS S.A.N.G.R.A.N.D.O.
Como pode os órgãos de fiscalização ( TCE, ALERJ ) estarem cientes através de denúncias formalizadas por Servidores públicos e alguns parlamentares e se recusam a fazer seu papel de ofício que é suspender esses pagamentos até que seja regularizado e todos terem a paridade e integridade, para estancar esses bilhões pagos indevidamente!!!
É tão fácil governar, é só fazer o certo, mas parece que não é o óbvio. Quebra-se a paridade, passa-se por cima das leis, faz ao Bel prazer e deixa de fora quem tem direito. Várias veteranos que cumpriram com suas obrigações, ombrearam e honraram na carreira e hoje veterano tem seu direito cerceado. Sem contar as viúvas e orfãos e os sequelados nesta guerra urbana que vivemos. TCE, Alerj, TJRJ, cumpra com suas obrigações e investiguem essa farra da grama, faça cumprir as leis.
BOA TARDE,SOU VETERANO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ONDE O GOVERNADOR É O SR CLÁUDIO CASTRO, ONDE O MESMO NÃO RESPEITA A PARIDADE E A INTEGRALIDADE,EM NOS PAGAR A G.R.A.M,ONDE PAGA ATÉ PRESO CONFORME MATÉRIA ACIMA VENHO SOLICITAR AO GOVERNADOR CORRIJA SEUS ERROS E DE IMEDIATO PAGUE A G.R.A.M AOS VETERANOS DA POLÍCIA MILITAR CORPO DE BOMBEIROS E SEQUELADOS..GRANDE E PRECISO DESSA CORREÇÃO .ESTAMOS S.A.N.G.R.A.N.D.O.
Boa tarde! Embora tantas denúncias, tantas provas mostradas no que tange a ilegalidade no pagamento da farra GRAM. Porque esse desleixo dos Órgãos fiscalizadores em não apurar com rigor os gastos desordenados do dinheiro público? Qual o motivo dessa inércia do TCE na devida apuração, uma vez que eles já são sabedores dessas irregularidades?
Uma covardia q esse desgoverno, estar fazendo com os Policiais aposentados, em relação a essa gratificação, aguardamos a apreciação do TCE, espero q seja justo e imparcial.
Uma covardia q esse desgoverno, estar fazendo com os Policiais aposentados, em relação a essa gratificação.
Gram para todos já.
Para os presos a ( Gram)Gratidão Riscos, não é Pró-labore Faciendo, mas para os Inativos e Pensionistas, ele alega que é.
Existe vários processos em Órgãos Fiscalizadores, e não é atendido o pedido dos prejudicados por esse atual governo.
O governador Cláudio Castro mente para tropa quando alega que a grama é pró-labore faciendo, ele sabe que quem já recebe um pró-labore faciendo não pode receber outro, como é o caso do BOPE, batalhão de choque, outras unidades especiais e que já recebe por exercer cargo de comando.
Parece que ser mentiroso é uma característica do governador.
GRAM
Todos os órgãos fiscalizadores do estado do Rio de janeiro tem ciência que temos direito a GRAM. Pois existe uma denuncia mostrando toda verdade no TCE nas mãos do presidente do TCE. Onde o governador Cláudio Castro afirma que a GRAM e pró-labore faciendo majorando as ATS encima da mesma. Em que a conselheira Andreia Siqueira Martins diz que de jeito nenhum não pode. O que mais estão esperando?
Parabéns pela matéria!
Como pode um governador deixar de lado quem muito… contribuiu para o crescimento de um Estado e sua sociedade (Vetranos da Polica Militar e do Bombeiro Militar), muitos sequelados pela guerra no RJ e também, as pensionista que hj caminham sem os seus esposos que morreram em combate, após o combate ou por doenças causadas por essa guerra sem fim. Isso é uma tremenda covardia o que estão fazendo com essas pessoas. Como pode um Militar preso receber a GRAM e os que deram anos de vidas, lutando por uma sociedade não terem no direito de receber A GRAM e ainda ver os que estão na ativa menos graduados receberem mais do que os aposentados que possui postos e patentes acima. Quebraram a Paridade! Dividiram a instituição ao meio e deixaram de lado os que mereciam mais do que os seus salários compatíveis e comparados aos da ativa, deixaram de honrar os Veteranos, os sequelados e as Pensionistas que perderam o seu bem mais precioso >> o seu esposo, marido, amigo, companheiro, pai dos seus filhos, etc…
Que covardia esse governador está fazendo com os policiais militares, bombeiros e sua família!!!
Espero que o TCE apure esse grande erro e determine que o certo seja colocado em prática a fim de acabar com essa grande covardia. Nossos heróis não merece serem tratados dessa forma e sim com respeito, reconhecimento, justica e honra!!!
Aguardo pelos meus direitos?!
Onde está os órgãos que tem a obrigação de fiscalizar as contas públicas do estado, TCE e ALERJ, é ocorrendo leis não cumpridas pelo governador e o caso da gram que preso condenado recebe e veteranos e pensionistas são jogados na vala sem o direito legal que tem de receber, governador descumprindo a paridade e integralidade entre ativos e inativos,
Só existe um regime entre ativos e inativos governador, acorda. E senhora berenice, os inativos de janeiro de 2021 são taxados em 10,50% de seu bruto para proteção social dos militares e ver nosso dinheiro pagar a quem não tem direito.
E uma pouca vergonha este atual governo do estado, sempre metido em uma armação, uma hora mochileiro outra ceperj outra CEDAE sempre tirando vantagem do estado para seus protegidos, e quando os funcionários públicos ficam a ver navios alguns até agora não receberam as reposição salários e outros funcionários do estado da área da segurança pública estão aguardando a GRAM como os reformados, pensionistas isto tudo quando o órgãos pfiscalizadores são autarquia de recursos próprios e já receberam suas reposição salariais
Parabéns por seu trabalho e a oportunidade q a Sra dá aos q são prejudicados pelos erros do governo a ter visibilidade ao público. O q não poderia estar recebendo com quase meio milhão no bolso enquanto os q foram corretos por 30 anos ou + sofrem com o descaso do governador e o TCE q não apura a denuncia sobre a farra da GRAM.
Boa tarde
Sou policial militar da reserva remunerada e venho aqui neste conceituado meio de comunicação pedir mui respeitosamente que o Sr. Governador Cláudio Castro cumpra a paridade e integralidade, concedendo a GRAM a todos os servidores aposentados e pensionistas.
Parabéns,isto sim e a verdadeira imprensa descomprometida e dando informações corretas e verdadeiras baseadas em fatos , documentos e dando voz a verdades, o seu compromisso com o jornalismo na sua essência , nos conforta em saber que nem tudo está perdido nos órgãos de informação e que continue celebre e altiva nisto que vc faz muito bem , compromisso com a verdade a qualquer custo . Conte sempre conosco
Um absurdo este desgoverno. Está com todos no bolso.
.
Agora as coisas vão começar aparecer agradeço de coração a jornalista Berenice seara
Quero ver as justificativas desse governo e do TCE
O governador do Rio está fazendo essa maldade com todo o funcionalismo do poder executivo não pagando a recomposição salarial as duas últimas parcelas o mais ridículo e que o legislativo e o judiciário já estão recebendo e com os veteranos da POLÍCIA MILITAR e do BOMBEIRO MILITAR e as pencionistas tirando nosso direito a paridade e não pagando a GRAM mais paga a gratificação a vários seguimento erroneamente uma vez que alega ser pró-labore faciendo desde já agradeço a Sra pela expressividade dada a nossa causa que e um direito de todos nós veterano.
Parabéns, Sra Bererine Seara e o nosso obrigado pela matéria que nos envolve, veteranos sequelados e pensionistas da PMERJ E CBMERJ, em que esclarece que o governo não se importa conosco. Uma Servidora do TCE quando perguntada SE A GRATIFICAÇÃO E PRÓ LABORE PODE INCIDIR O ATS, a mesma disse: de jeito nenhum, então nesse caso não é pró labore FACIENDO, E UMA GRATIFICAÇÃO GENÉRICA, será que a MAGISTRATURA TERÁ QUE VOLTA AOS BANCOS DA FACULDADE DEDIRETO? Se os militares presos recebem, adidos em vários órgãos do Estado, municípios recebem a GRAM e o ATS majorado, por que então excluíram os que mais precisam não recebem TCE, o VETERANOS, PENSIONISTAS E SEQUELADOS DA PMERJ E CBMERJ, tem alguma coisa errada nas Instituições, começando pela TCE.
Falta de respeito com os veteranos que dedicou sua vida em prol da população, só queremos o nossos direitos que é a Gram e a recomposição salarial.
Fico feliz em saber que temos uma pessoa da imprensa que ao divulgar a verdade , sua voz soará nos bastidores dos incompetentes que ñ querem reconhecer os direitos adquiridos por lei aos membros da PM CBM,.estamos esperançosos com mais essa aliada através da divulgação. Que Deus venha lhe abençoar,
Muito esclarecedora sua reportagem, alguns presos recebendo pró-labore, enquanto outros que deram suas vidas ,seus filhos, seus maridos e outros em cadeiras de rodas, segundo o governo do estado ( mesmo a constituição falando que temos paridade) não recebem. Triste .
Boa tarde, sou SUB TEN da reserva da PMERJ e estamos sendo massacrado pelo senhor Governador Cláudio Castro que alega a GRAM ser prolabore faciendo e não paga para todos os VETERANOS e PENSIONISTAS. Quebrando a paridade e integralidade. Mais paga para presos e outros que se fosse faciendo manteria direito. Somos mais de 80 mil família a sem GRAM nem recomposição salarial. Obrigado pela sua matéria.
MUITO BOA A SUA COLUNA . ESTÁ DE PARABÉNS POR TRAZER A VERDADE POR DETRÁS DOS BASTIDORES DA POLÍTICA FLUMINENSE. LEMBRANDO QUE ALÉM DESTA IRREGULARIDADE NOS PAGAMENTOS DA GRAM PARA PRESOS , AINDA TEM O PAGAMENTO DOS SECRETÁRIOS DA PMERJ E CBMERJ , QUE TAMBÉM RECEBEM INDEVIDAMENTE , POIS ACUMULAM ILEGALMENTE O CARGO DE COMANDANTE GERAL DA PMERJ E COMANDANTE GERAL DO CBMERJ , EM CONTRARIEDADE AO QIE PRECONIZA O ARTIGO 37, INCISO XVI DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. OS CARGOS DE SECRETÁRIO DE ESTADO É DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA E PORTANTO INCOMPATÍVEL COM A ACUMULAÇÃO COM QUALQUER OUTRO CARGO. ESPERAMOS QUE COMENTE SOBRE ISSO EM SUA PRÓXIMA COLUNA.
Boa tarde, o pior cego é aquele que não quer enxergar, até um recém nascido já sabe que está gratificação é genérica. Gostaria de entender o verdadeiro motivo pelo qual não nos concede o tal benefício, e além do mais como fica a nossa recomposição ?Porque tanta Humilhação ?
A falta de respeito com os veteranos e pensionistas, que o Governador declarou que deu a Gram para todos que encontram na ativa, porém sem distinção de situação de trabalho temendo uma debandada dos militares PM e BOMBEIROS para a reserva remunerada, sendo servidores presos, servindo internamente, servindo em gabinetes, etc, assumindo assim que a Gram é Genérica, está faltando o cumprimento da sua atividade fiscalizadora, baseada em denúncias tecnicamente explícita, esse órgão responsável que se chama TCE RJ, está simplesmente debruçada em cima do processo. Inclusive a recomposição salarial que o Gov. Deu para o Judiciário, Legislativo e deixou o executivo de fora.
Com esse governo os servidores em geral só levou calote, recomposição salarial já es ta em 18 % nos devendo, a situação da gram, existe problemas tmb na saúde e educacao. Nós estaremos bem alertas quando os santinhos começar a circular. Viramos cascudos com esses políticos. Assine o TAG governador,
Que são Jorge nos proteja !
Né governador.
Boa Noite Berenice e obrigado por expor essa situação no qual mostra que a GRAM, não é o que eles djzem ser, e assim quebram a paridade, deixando os veteranos e as pensionistas não especiais de fora, obrigado e continue a investigar sob a GRAM.
Como pode o Governador continuar com esse erro administrativo que está lesando os cofres públicos. Tem algo muito errado. O melhor é ele consertar isso fazendo o TAG, o Termo de ajuste de Gestão. Dessa forma esse pagamento se torna genérico e todos tem direito. Permanecer como está é um tanto suspeito vc não acha Berenice E se vc tiver oportunidade e conseguir questionar o Governo, tenha por certo que ele já tem ciência desse erro. Pois muitas vezes foi avisado por membros do Grupo visão da tropa .
Boa noite!! Nós descontamos 10,5% do salário bruto, para poder receber a GRAM
igual os ativos, e nada de GRAM até hj.
Boa noite, venho agradecer a oportunidade de poder me expressar sobre o descumprimento da Paridade pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na atual administração ( Cláudio Castro). Com a aprovação da Lei 13.954/19, e com aprovação da Lei 9537/21, q criou a GRAM, somente os militares da ativa e uma parcela das pensionistas espciais recebem a GRAM. A desculpa do desgoverno em não estender a GRAM aos veteranos e pensionistas convencionas é que a GRAM é uma gratificação pro labore faciendo, ou seja, uma gratificação paracos militares da ativa. E falando em PRO LABORE FACIENDO onde os mitares adidos, presos,licenciados, baixados recebem a GRAM, se esses q mensionei recebem, Eu me vejo no direito de reivindicar q também venha a receber.
Parabéns sobre esta reportagem, será que só a senhora e nós Veteranos, pensionistas e inativos estão vendo o absurdo que este governador esta fazendo. Esperamos muito que com esta ótima reportagem o poder publico investigue pois provas tem muitas.
Informo ainda que depois desta reportagem eu e minha familia vamos sela a senhora e participar aqui também.
Parabéns pela matéria!
Como pode um governador deixar de lado quem muito… contribuiu para o crescimento de um Estado e sua sociedade (Vetranos da Polica Militar e do Bombeiro Militar), muitos sequelados pela guerra no RJ e também, as pensionista que hj caminham sem os seus esposos que morreram em combate, após o combate ou por doenças causadas por essa guerra sem fim. Isso é uma tremenda covardia o que estão fazendo com essas pessoas. Como pode um Militar preso receber a GRAM e os que deram anos de vidas, lutando por uma sociedade não terem no direito de receber A GRAM e ainda ver os que estão na ativa menos graduados receberem mais do que os aposentados que possui postos e patentes acima. Quebraram a Paridade! Dividiram a instituição ao meio e deixaram de lado os que mereciam mais do que os seus salários compatíveis e comparados aos da ativa, deixaram de honrar os Veteranos, os sequelados e as Pensionistas que perderam o seu bem mais precioso >> o seu esposo, marido, amigo, companheiro, pai dos seus filhos, etc…
Que covardia esse governador está fazendo com os policiais militares, bombeiros e sua família!!!
Espero que o TCE apure esse grande erro e determine que o certo seja colocado em prática a fim de acabar com essa grande covardia. Nossos heróis não merece serem tratados dessa forma e sim com respeito, reconhecimento, justica e honra!!!
Luigi Alberto
16/05/2024 às 15:10
Boa tarde Berenice Seara. Excelente explanação para um problema que é muito mais grave do que se possa imaginar. Não se restringe somente ao Major PM Preso receber uma gratificação denominada GRAM de caráter Pró-labore Faciendo conforme entendimento do Estado. Nessa afirmação são milhares de pagamento indevidos na mesma situação causando um prejuízo em Bilhões de Reais e o TCE-RJ já sabe disso e até o momento não tomou uma atitude de intervenção no caso aumento mais ainda a VERGONHA. Muito obrigado pelo furo de reportagem e que continue a levantar mais dados nesse assunto porque foi somente a ponta do Iceberg. Pode ter certeza. Parabéns pela reportagem
Uma vergonha para o RJ, único Estado da Federação a quebrar a paridade entre ativos, inativos e pensionistas. O Governo criou um aumento disfarçado de gratificação e o batizou de pro labore faciendo para não pagar a todos o Policiais e Bombeiros Militares. Enquanto isso, o TJRJ vem aceitando esse argumento mentiroso e falacioso da PGE. Vamos ajudar o PM e o BM TJRJ, a GRAM é genérica, Não há mais como sustentar esse argumento da PGE com preso, afastado do serviço por doença, adido em outros órgãos, pensionistas especiais e etc. recebendo Gram, enquanto os demais ficam de fora. Já está muito feio isso.
Boa Noite Berenice Seara. Excelente explanação para um problema que é muito mais grave do que se possa imaginar. Não se restringe somente ao Major PM Preso receber uma gratificação denominada GRAM de caráter Pró-labore Faciendo conforme entendimento do Estado. Nessa afirmação são milhares de pagamento indevidos na mesma situação causando um prejuízo em Bilhões de Reais e o TCE-RJ já sabe disso e até o momento não tomou uma atitude de intervenção no caso aumento mais ainda a VERGONHA. Muito obrigado pelo furo de reportagem e que continue a levantar mais dados nesse assunto porque foi somente a ponta do Iceberg. Pode ter certeza.
Obrigada jornalista Berenice pela reportagem.
Pensionistas e veteranos agradecem.
Qual o posicionamento dos Comandantes PMERJ e CBMERJ ?
Comendo eu e o meu cavalo , que dane o resto.
Parabéns por denunciar essa farra Berenice Seara, sempre acompanhei e li sua postagens (Coluna), principalmente no jornal Extra, e sempre nos informando, e ao público geral sobre matérias dos Servidores Públicos!
Um outro exemplo e GRAVE ERRO DA GRAM, é que os novos VETERANOS ( aqueles que vão para reserva remunerada) após a Lei 9537/21 receberão a GRAM, enquanto para nós, os antigos VETERANOS (antes da aprovação da Lei 9.537/21), não recebem a GRAM !
Com a sua matéria denúncia, a Senhora está ensinando e até lembrando do compromisso de combate dos Militares, de que: NINGUÉM FICARÁ PARA TRÁS .
Sub.Ten.BM VETERANO Valdelei Duarte CBMERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES.
Boa Noite Berenice. Importante matéria, pra dar visibilidade à luta dos veteranos e pensionistas da PMERJ e CBMERJ, contra o crime que está sendo praticado pelo Governador Cláudio Castro, ao não efetuar o pagamento da GRAM, a essa parcela dos efetivos das duas Corporações. Descumprindo, dessa forma, todas as leis que regem a pararidade e integralidade dos Funcionários Públicos, trazendo trazendo grande sofrimento aos veteranos, na sua esmagadora maioria de idosos e com sequelas, sejam físicas e/ou psicológicas. Além de não ter feito a reposição das perdas inflacionárias de todos os funcionários do Poder Executivo, correção essa que está sendo paga aos outros dois Poderes.
Muito obrigado por nos ajudar nesta luta.
Exatamente irmão!
O TCE não tem que esperar ação pública prá se pronunciar, ao se eximir de avaliar e julgar um derrame nos cofres públicos é prevaricação digna de investigação da polícia federal, porque sobrestar uma investigação sobre um desfalque no erário público, com a fundamentação de que existe uma ACP em andamento no MPRJ é deixar de fazer o que lhe é obrigação de fazer por ofício, no mínimo levanta suspeita de comprometimento
É uma covardia sem tamanho o que esse governador está fazendo com os veteranos, as pensionistas e os sequelados da PMERJ e CBMERJ !!!
Mas o cara já não está preso se é o praça como aconteceu com muitos já estava na rua então o Lessa o Queirós teriam que continuar recebendo?
Meu marido era isento da contribuição previdenciária por ser reformado, passou a contribuir com 10,5 % do bruto do seu baixo salário , e está sendo negado a GRAM, enquanto vários militares presos, e cedidos para outras instituições acumulam mais de uma gratificação!!
É muito triste o que está acontecendo na segurança do RJ, policiais se dedicaram mais de 30 xnos de suas vidas, agora são preteridos pelo governador Cláudio Castro , quebrando a paridade e integralidade, e tirando o direito dos veteranos de receberem a GRAM.
Não só os PMs presos estão recebendo indevidamente se a GRAM for mesmo pro labore. As pensionistas especiais, os adidos a outros órgãos que já recebem um pró-labore, pois a legislação não permite acumular duas gratificações dessa ordem. O secretário da PM já recebe um pró-labore e está acumulando com a GRAM. Pro labore não pode aumentar o valor do triênio e a GRAM aumenta. Pro labore não pode sofrer desconto de contribuição previdência e com a GRAM isso acontece. Então ela é pró-labore só para não ser paga para aos veteranos e pensionistas convencionais da PM e Bombeiro
O governador do Rio de Janeiro é o único que está quebrando a paridade e integralidade, em toda federação e ninguém faz nada GRAM para todos!!
Os Veteranos, as pensionistas, os feridos em combate da PMERJ e CBMERJ não recebem a GRAM, que o Estado considera Pro-labore, mais uma vez se comprova com a reportagem que a GRAM é genérica, como comprovou a comissão de veteranos e o TAC. Parabéns a reportagem por dar visibilidade a mais essa irregularidade cometida contra os veteranos e pensionistas.
É uma vergonha isso que está acontecendo com nós veteranos da PMERJ, CORPO DE BOMBEIROS E NOSSAS PENSIONISTAS. Se preso tem direito a GRAM, porque nós que combatemos 30 anos ou até não temos direito?
Sou Policial Militar da Reserva Remunerada, a GRAM é genérica, reconhecida e publicada em diário oficial de Estado, o Governador não paga para os veteranos militares da PMERJ e CBERJ, covardia, pois é direito previsto na lei 9537/21, ( paridade e integralidade), ele tem sua opinião monocromática de que é pró-labore, mas paga para policiais e bombeiros presos, internos, adidos e outros, já denunciamos ao TCE, porém até o momento esta sem qualquer movimentação, causando extranheza; se ele insistir com sua opinião, o Estado esta sendo lezado em bilhões; maiores esclarecimentos procurar o MAJ PM RR LUIGUI, conhecedor profundo desta matéria
Prezada jornalista Berenice Seara,
Gostaria de expressar meu sincero agradecimento pela reportagem detalhada e esclarecedora sobre a questão que vem a tona em um erro de gestão governamental, quando um Governador do Estado do Rio nega a GAM aos militares veteranos da PMERJ e CBMERJ que defenderam a sociedade e muitos até com sacrifício da própria vida ficando sequelados e pensionista convencional passeando por necessidade, alguns cometendo suicídio e outros falecendo antes de receber o que lhe é de direito que é a paridade e enquanto isso um Major chefe de milícia que já foi condenado em outros crimes, envolvido no caso “Mariele” recebendo A GRAM e como ele tem vários outros presidiários recebendo esta gratificação. Seu trabalho sério e criterioso com comprometimento com a verdade foi essencial para trazer à tona uma situação que merece atenção dos órgãos competente e fiscalizadores para responsabilizar os autores deste desvio de verba publica, pagando quem não tem direito e negando aos que tem.
Agradeço pela dedicação e pela ética jornalística que sempre norteiam suas investigações. Reportagens como a sua são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e transparente.
Com gratidão,
Subtenente Lopes PMERJ
Só este governador para pagar uma gratificação que se tornou um aumento genérico mas que ele diz se pro labore faciendo para não pagar ao verdadeiros heróis que doaram suas vidas por 30 anos ou mais e que hj são driblados por uma jogada irregular que sangra os cofres do estado pagando está gratificaçao até para presos e outros que não deveriam ter direito caso seja pro labore
Socorro TCE não prevariquem
Sou Veterano Amputado em ato de serviço e sem GRAM… GRAM para todos!!!
Bom dia parabéns pá Sra que fez essa matéria mostrando a covardia que o Sr governador Cláudio castro está fazendo com nós veteranos da Polícia Militar e do corpo de bombeiros nos tirando o direito a Gram que ele diz ser pró-labore faciendo que na realidade não é isso já foi provado por nós com os estudos da comissão em que é liderada pelo Sr Maj PM RR LUIGI que tem todo o conhecimento e os documentos que provam essa irregularidade e ainda tem a questão da recomposição salarial que já e paga aos poderes legislativo e judiciário e nos do poder executivo não recebemos nem a segunda e a terceira parcela a ação judicial está parada pois o juiz não se pronuncia para dar a sua sentença coisa estranha uma vez que o governo e o ministério público já informaram não ter mais provas a prover sobre o fato Será que o juiz está deixando esse processo parado para favorecer o governo e o TCE que vai julgar o mérito da terceira parcela porque a deputada Marta Rocha fez uma denuncia mais o processo da Gram nada e quando foi feito um denuncia por nós pelo Sr Maj Luigi no sorteio eletrônico caiu justamente nas mãos do Sr conselheiro Márcio Pacheco que e amigo pessoal do governador e réu em processo de corrupção estranho a Sra não acha dona Berenice por isso venho me manisfestar para dizer que a Sra está de parabéns por fazer essa matéria . Obrigado
Infelizmente estamos vivendo num estado de coisas, onde parece que o errado virou o certo, aquele que comete crime é presenteado, ao passo que, aquele que é cumpridor de seus deveres, é largado na vala comum, ou seja, esquecidos, nós veteranos que dedicamos os melhores anos de nossas vidas para defender a sociedade fluminense, agora já velhos, sequelados, muitos de nós acamados, tivemos nossa paridade e integralidade quebrada, algo nunca visto no caso de militares, por esse governador que criou, uma gratificação disfarçada de pró labore faciendo, só para militares da ativa, onde até presos recebem, penso! Onde chegamos? Até onde chegaremos? Quero acreditar que a lei possa prevalecer, ou não?
Bom dia !
Venho aqui externar toda a gratidão pela matéria, onde neste caso , mostra também a realidade daquele servidor militar que doou sua vida a exercer seu trabalho para sociedade, seja na segurança, seja ela nas tragédias que ocorreram no estado e até fora do estado. E também informar que muitos não conseguiram enviar msg, pois encontram-se debilitados pelo seu trabalho e muitos já se foram, sem ter o seu direito atendido pelo governador que aí está, descumprindo as leis federais e estaduais.
Obrigado por nos dar voz!
Bom dia Berenice Seara, muito boa reportagem, caso está gratificação de regime adicional de serviço hj paga até para presos e que é considerada pelo governador como se fosse pro labore faciendo, então está se havendo a maior sangria de dinheiro dos cofres públicos pois além de presos,ligares adidos a outros órgãos, inativos após 2022, pensionistas especiais, unidades que já recebem gratificações pro labore faciendo, estão recebendo de forma equivocada desde 2022, e ainda é vedado o adicional de tempo de serviço sobre gratificações desta natureza, oi seja o citado major que esta preso recebe a gratificação e mais torno de 50% de adicional de tempo de serviço (triênio)
Alô TCE vamos fiscalizar!!!
Berenice Seara obrigado por mostrar a verdade veteranos e pensionistas não recebem a GRAM mas este militar preso em penitenciária federal já usufrui de mais de meio milhão somente desta gratificação que segundo o governador é pro labore faciendo
Jurisprudência já!! Paridade já!!!Gram para todos!!! Gram para todos!!
Após 30 anos de serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro, nós Policiais Militares e Bombeiros Militares, somos contemplados com um desconto de 10,5 % em nossas folhas de pagamentos.
Não obstante deste desconto, o governo não paga, nem pronuncia-se sobre o restante da reposição salarial atrasado, já acordada previamente.
Dito isso, ainda cria dificuldades em reconhecer o pagamento da GRAM, um direito Legal.
Agradecemos muito a toda equipe repórter, que nos deu voz diante fatos.
Quem sabe assim, diante do exposto, possa repercutir o nosso grito de reparação por legalidade e por justiça.
Receba o nossos apresso por comentar a dificuldade que nós militares no final de nossas carreiras, após décadas de trabalho diuturnamente, recebemos como recompensa do Estado.
Creiam, enquanto houver sopro de vida, nossa luta continuará, buscaremos nossos direitos de forma ordeira e respeitosa.
Não ficaremos prostrados diante dessas negativas costumeiras, insistiremos em lutar em todas instância até o dia da vitória, por legalidade e constitucionalidade.
Deus nos abençoe.