O Casarão do Firmino, localizado na Rua da Relação, 19, na Lapa, Centro do Rio, foi autuado durante uma fiscalização da Subprefeitura do Centro, em parceria com o Instituto de Vigilância Sanitária. A ação, acompanhada pela Gerência Executiva Local, identificou falta de asseio na manipulação de alimentos no local. As informações são da jornalista Patricia Lima, do Diário do Rio.
Além das irregularidades sanitárias, a prefeitura também tem recebido outras reclamações sobre o estabelecimento, que é conhecido por desrespeitar a Lei do Silêncio, gerando transtornos para moradores da região e frequentadores de hotéis próximos, como o Hotel Carioca, que registrou queixas de hóspedes devido ao barulho excessivo.
Segundo relatos, as festas no Casarão do Firmino acontecem até altas horas da madrugada, afetando o descanso dos moradores e prejudicando o serviço hoteleiro.
Em fevereiro do ano passado, a diretora do Hotel Carioca relatou que o barulho é tão alto que os vidros dos quartos vibram, tornando difícel assistir à televisão ou dormir no local. Esse incômodo ainda gerou um número significativo de comentários negativos sobre o hotel, segundo relatos.
”Estamos tendo muitas reclamações de hóspedes, que não conseguem descansar. Para ter uma ideia, os vidros das janelas dos quartos vibram com o barulho e, nessas condições, fica impossível conseguir dormir ou até assistir TV. Essas festas vão até altas horas, tipo, 4h. Há muitos comentários negativos no site a respeito desse barulho, nos causando, assim, um prejuízo enorme, e muitos hóspedes não retornam ao hotel, além de, alguns, termos tido que devolver o dinheiro”, afirmou Teresa Novo, na ocasião.