Todos os cartazes e fotos das crianças vítimas de balas perdidas no estado do Rio, expostos pela ONG Rio de Paz, foram removidos na Lagoa, Zona Sul da cidade. A informação foi confirmada pela organização na manhã deste domingo (29).
A manifestação havia ocorrido neste sábado (28), com 49 fotos, incluindo a de Diego Vieira Fontes, de 4 anos, morto recentemente em Paty do Alferes, no interior do estado. A ONG informou que não sabe quem cometeu o ato, nem a motivação por trás dele, e foi alertada por um seguidor que passou pela Lagoa.
Ainda segundo a Rio de Paz, enquanto as fotos das crianças foram retiradas, as placas com os nomes dos policiais militares permaneceram no local. O memorial, que existe desde 2015, já homenageou diversas vítimas da violência no estado.
“Desconhecemos a motivação. Quem cometeu o ato de vandalismo decidiu manter apenas os cartazes dos PMs assassinados em 2024”, escreveu o presidente da ONG, Antonio Carlos Costa, em suas redes sociais.
Diante disso, a organização informou que tomará providências legais, enviando um ofício à prefeitura para solicitar acesso às câmeras de segurança da região e registrando um boletim de ocorrência na delegacia.