Os preparativos para o Carnaval do Rio vão contar com uma novidade em 2026. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que vai realizar em janeiro, pela primeira vez, um festival gratuito na Praia de Copacabana com a apresentação de uma bateria especial formada por integrantes de diferentes escolas de samba do Grupo Especial.
O “fan fest” da Liesa está marcado para começar a partir do dia 20 de janeiro e acontece até o desfile das escolas campeãs em 21 de fevereiro.
O principal destaque é a apresentação de abertura no primeiro dia, que vai reunir 1,2 mil ritmistas de agremiações diferentes para formar a “maior bateria de escola de samba do mundo”. A liga convidou representantes do Guinness World Records, o livro dos recordes, para acompanhar a apresentação e tentar registrar o feito na próxima edição da publicação.
A mega bateria vai ser conduzida por mestres de bateria tradicionais do Carnaval, como o Mestre Ciça, da Viradouro, e o Mestre Casagrande, da Unidos da Tijuca. A informação é do jornal “Extra”.
Fan fest de Carnaval em Copacabana terá shows no Posto 3 e oficinas de bateria
A expectativa é de que a apresentação inaugure uma série de apresentações carnavalescas semanais na orla de Copacabana, que vão incluir oficinas de bateria e outras atividades. No Posto 3, o palco da atração vai contar com shows de sexta a domingo — toda semana, um “veterano” do Carnaval carioca e um convidado se apresentam no local.
Segundo a Liesa, a proposta do projeto é simular a experiência dos desfiles de Carnaval para turistas e moradores da região que nunca foram à Sapucaí. Mais detalhes sobre o fan fest serão divulgados a partir da próxima semana.

