Já estamos em 2025, mas as sequelas da intensa campanha eleitoral para a Prefeitura de Niterói, no ano passado, ainda são visíveis. Na última semana, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) conseguiu nova vitória judicial contra seu adversário no pleito, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).
O bolsonarista entrou na justiça pleiteando indenização e um pedido formal de desculpas por falas proferidas por Neves em eventos de campanha no Fluminense Atlético Clube, no Centro da cidade, e no bairro do Caramujo, na Zona Norte. Jordy afirma ter sido acusado de racismo, sem provas.
Entretanto, a juíza Beatriz Ramalho do Valle Gonçalves, do Juizado Especial Cível da Região Oceânica, julgou improcedentes os pedidos. Para a magistrada, os casos mencionados representam uma troca de palavras no calor da disputa eleitoral, com os ânimos exaltados.
“Ambos os envolvidos são políticos, com forte envolvimento em campanhas eleitorais, e os eventos descritos são parte de manifestações acaloradas entre candidatos. […] O termo ‘racista’, utilizado pelo réu, embora grave, foi proferido no calor de eventos políticos”, escreveu.