A deterioração de imóveis abandonados é um problema em toda a cidade. Da Zona Sul às zonas Norte ou Oeste, há exemplos de casas, apartamentos, lojas ou prédios inteiros vazios, acumulando mato, lixo ou até mesmo servindo de esconderijo para bandidos. Essas construções fantasmas, ou “esqueletos urbanos”, prejudicam todo o entorno, a rua e até mesmo o bairro. Agora, qualquer cidadão poderá denunciar ao poder público um local que esteja nessas condições.
Depois de apresentar um mapa com 42 imóveis abandonados ao prefeito Eduardo Paes (PSD) para que seja feita uma avaliação sobre a possibilidade de leiloá-los, o vereador Flávio Valle (PSD) lançou a campanha “Reocupa Rio” nas redes para que a população possa fazer o mesmo: apontar locais que estejam desocupados e em estado de degradação.
Em dois dias, quase 50 denúncias de imóveis abandonados
A campanha pergunta às pessoas se elas conhecem algum imóvel abandonado no seus bairros, seja “casa, prédio, terreno baldio ou comércio fechado há muito tempo”. No site do Reocupa Rio é possível colocar o tipo e o endereço do imóvel e anexar uma foto do local. Em apenas dois dias, foram registradas 48 denúncias em vários pontos da cidade. Todas serão catalogadas e apresentadas ao Executivo municipal para avaliação.
“Mais do que a dívida de IPTU, o problema é o abandono. Esses imóveis geram insegurança, riscos à saúde pública e desvalorizam o entorno. Queremos que cumpram sua função social”, afirmou o vereador, em vídeo publicado nas redes sociais. Segundo ele, o objetivo é garantir que esses espaços ociosos ganhem vida nova, contribuindo para a revitalização urbana e o bem-estar coletivo.


