Aconteça o que acontecer, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (Pelom) que autoriza a Guarda Municipal do Rio a usar armas de fogo vai ser votado definitivamente na próxima terça-feira, dia 15. Tamanha é a pilha na Câmara do Rio, que a Mesa Diretora decidiu até antecipar o horário da votação.
Os vereadores já foram avisados, nesta sexta-feira, de que será aberta uma sessão extraordinária, às 14h30. O projeto é o terceiro na ordem do dia.
Lembrando que, de olho em 2026, governo e oposição, depois de muita treta, acabaram votando juntas a favor do projeto… Com 43 votos favoráveis entre os 51 vereadores, a proposta foi aprovada em primeira discussão no último dia 1º.
Projeto enxuto garantiu a aprovação do armamento da Guarda Municipal em primeira discussão
A mudança na Lei Orgânica foi capitaneado por Doutor Gilberto (SDD) — e teve todas as comissões na coautoria. Para conseguir atingir a maioria qualificada (36 votos), Gilberto excluiu do texto a criação da chamada Força de Segurança Municipal — o pomo da discórdia, não só com a oposição, mas até com parte da base. O projeto também não incluiu o dispositivo segundo o qual as armas de fogo só poderiam ser usadas pelos guardas durante o período em que estivessem em serviço.
Com as duas mudanças, não foi difícil conseguir a aprovação do armamento da Guarda Municipal. A segunda discussão também é considerada favas contadas.
Parabéns aos cidadãos carioca! Se bem treinandos, serão realmente muito bem vindos! Combater roubos a transeuntes, patrulhamento preventivo, mais segurança pra aproveitarmos o que o RJ tem de bom como opção de lazer noturno!
Parabéns aos vereadores e ao prefeito!
GMRIO ARMADA SIM sem contratados temporários ! A Sociedade Agradece 👏