A Câmara do Rio se tornará a primeira Casa Legislativa do estado a ter uma Comissão Permanente de Combate ao Racismo. Os parlamentares aprovaram em definitivo, nesta terça-feira (04), o projeto que cria oficialmente o colegiado. Agora, a proposta agora segue para promulgação pelo presidente Carlo Caiado (PSD).
O novo colegiado irá analisar os impactos das desigualdades raciais, fiscalizar a implementação das políticas de igualdade racial e propor ações para prevenção, combate e superação do racismo na cidade.
Presidente da primeira comissão especial dedicada ao tema, a vereadora Monica Cunha (PSOL) ressaltou que esta conquista atende uma demanda do movimento negro. “Isso é histórico”, exclamou a parlamentar.
Um dos autores do projeto de resolução, Caiado sublinhou que “tornar essa comissão como permanente é reafirmar que essa Casa batalha pela igualdade racial e luta contra o preconceito”, reforçou.
Também assinam a autoria da proposta Monica Benicio (PSOL), William Siri (PSOL), Luciana Boiteux (PSOL), Edson Santos (PT), Átila Nunes (PSD), Thais Ferreira (PSOL), Dr. Gilberto (SD), Teresa Bergher (Cidadania) e as Comissões de Justiça e Redação e de Defesa dos Direitos Humanos.