Para as religiões de matriz africana, dia 2 de fevereiro também é dia de Iemanjá. A festa da rainha do mar é celebrada em todo o Brasil, e ganha ainda mais força no litoral ou em localidades portuárias — como o Rio de Janeiro. O “Bora Lá” deste primeiro fim de semana de fevereiro vai das areias da Praia do Arpoador até o Aterro do Flamengo, passando por Copacabana, para esta celebração repleta de significado.
Os festejos do Dia de Iemanjá na Praia do Arpoador, começam ainda na véspera, sábado (1º). A partir das 18h, haverá a Lavagem do Arpoador, sob a liderança do Afoxé Filhos de Gandhi. No domingo (2), a celebração vai das 8h às 22h.
O evento gratuito vai receber, além do Afoxé Filhos de Gandhi, o projeto Samba de Caboclo e o cantor e compositor Pretinho da Serrinha, entre outras atrações. Segundo os organizadores, a expectativa é de receber até 25 mil pessoas.
Os surfistas que frequentam a praia vão entrar com flores como oferenda à rainha do mar às 17h. Ao mesmo tempo, 150 umbandistas de dez terreiros da Região Metropolitana do Rio vão estar nas areias do Arpoador dando passes a quem quiser receber axé. O evento é gratuito. Confira os horários e se programe:
- 8h – Início das celebrações com o Ritual de Oferendas, comandado por Mestre Bangbala.
- 9h30 – A tradicional Lavagem do Arpoador com bênçãos e muita vibração positiva para Iemanjá.
- 12h – Show de Pretinho da Serrinha, garantindo o samba no pé de todos.
- 14h – Apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi, trazendo todo o axé e energia para o Arpoador.
- 16h – Encerramento com mais uma roda de samba e muita alegria para fechar com chave de ouro.
Os organizadores lembram que o evento se mantém alinhado com a sustentabilidade e a preservação dos mares, alertando aos frequentadores para só levarem oferendas de material biodegradável. Ao final, o público será convidado para fazer um mutirão de limpeza da areia, do calçadão e da Pedra do Arpoador.
Tambores de Olokun faz cortejo no Dia de Iemanjá
O grupo de maracatu Tambores de Olokun faz seu tradicional cortejo em homenagem a Iemanjá, também neste domingo (2), no Aterro do Flamengo. Pelo décimo terceiro ano consecutivo, o cortejo segue em direção ao mar em saudação a Iemanjá e Olokun.
Os organizadores pedem para que o público não leve oferendas poluentes. A concentração para o cortejo será às 15h30, na altura da passarela do Belmonte. Também gratuito.
Otra Bar celebra Iemanjá em Copacabana
O Otra Bar, em Copacabana, promove sua primeira Festa de Iemanjá neste domingo. Inspirado nas celebrações tradicionais em homenagem à rainha do mar, o evento terá pratos especiais, roda de samba e um cortejo até a praia com um cardápio que exalta os sabores marítimos.
A programação começa ao meio-dia, com a abertura do restaurante. A partir das 16h, a festa ganha a presença da roda de samba da cantora Mari Cruz. Já às 18h, os participantes são convidados a seguir em cortejo até a praia, onde um barco com oferendas será entregue ao mar em homenagem a Iemanjá. Para reforçar a tradição, o Otra Bar também distribuirá rosas brancas ao público.
Com Agência Brasil.