O primeiro fim de semana de dezembro chega com várias alternativas para quem deseja curtir atrações na cidade do Rio e na Região Metropolitana. A aproximação do Natal traz programas temáticos a partir deste sábado e domingo.
O samba toma conta da Zona Norte com o Trem do Samba, que partirá da Central do Brasil pela 30ª vez na história. Já que o samba vai a Oswaldo Cruz, o funk assume o principal palco do gênero com um grande festival que será realizado no Sambódromo. Bora lá!
Árvore de Natal da Lagoa
Uma semana após a inauguração da árvore de Natal da Enseada de Botafogo, outro bairro da Zona Sul do Rio vai receber o mesmo tipo de estrutura para as celebrações natalinas. Após cinco anos, a Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a ter a tradicional árvore de Natal, que ficará exposta por um mês, do dia 6 de dezembro ao dia 6 de janeiro.
A festa de inauguração está marcada para começar às 17h, com apresentação do DJ João Pedro. Na sequência, às 19h55, acontece a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência do maestro Felipe Prazeres e com participação da cantora Analu Pimenta, no palco montado no Lagoon. Por volta das 21h, a Árvore de Natal da Lagoa será acesa, No domingo, Diogo Nogueira se apresenta a partir das 20h no palco montado no Cinema Lagoon.
Até o dia 28 de dezembro, atividades gratuitas vão acontecer no espaço e participação é garantida com a retirada antecipada de ingressos pelo site GoDream. O espaço montado no Lagoon funcionará de sexta à domingo, das 17h às 22h. O Parque dos Patins e o Parque do Cantagalo também recebem atividades relacionadas ao Natal no mesmo período.
Natal de Duque de Caxias

A cidade de Duque de Caxias também terá programação especial no mês do Natal. A partir de sábado, a Praça do Pacificador, no região central do município, recebe, pela primeira vez, uma programação cultural gratuita com apresentações musicais, cortejos, decoração natalina e contação de histórias. A praça vai ganhar uma árvore com 15 metros de altura e receberá shows do dia 6 ao dia 21 de dezembro.
Às 16h de sábado, a Orquestra Iluminada faz a abertura do evento. em seguida, às 20h, o cantor Renan Oliveira se apresenta no local. No dia seguinte, o Baile Zen acontece às 15h e o Grupo Sereno se apresenta às 20h. A programação completa está no site da Prefeitura de Caxias.
Trem do Samba

O Dia Nacional do Samba foi comemorado na última terça-feira, dia 2. Para permitir a participação de um público maior, a 30ª edição do tradicional Trem do Samba vai acontecer neste sábado. A partir das 15h, a programação começa no palco montado na Central do Brasil, com shows de, Marquinhos de Oswaldo Cruz, e das velhas guardas da Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Serrano, entre outros nomes.
A partir das 18h04, a festa migra para dentro dos trens com rodas de samba no interior de trens que levarão o público direto da Central do Brasil para a referida estação. A primeira composição (especial apenas para convidados) levará Marquinhos de Oswaldo Cruz e as velhas guardas. Outros quatro trens vão partir pontualmente às 18h24, 18h44, 19h04 e 19h24 com grupos distribuídos pelos carros animando a viagem. As composições sairão da plataforma 2 da Central do Brasil.
Para acessar os trens do evento, o público deverá fazer a troca de 1kg de alimento não perecível por uma passagem (limitado a 3000 pessoas). O alimento deve ser entregue no stand do Mesa Brasil do Sesc, que vai estar na Central do Brasil, das 13h às 19h.
Em Oswaldo Cruz e Madureira, três palcos recebem shows de diversos artistas. As apresentações acontecerão na Rua João Vicente, na Rua Átila Silveira e na Praça Paulo da Portela e são gratuitas.
Rio Parada Funk no Sambódromo

O funk também ganha destaque no fim de semana e vai tomar conta do Sambódromo, palco das escolas de samba do Rio. O Rio Parada Funk, organizado pelo Jornal Voz das Comunidades, começa a partir das 12h. O evento tem ingressos gratuitos que podem ser retirados pela plataforma Sympla e a classificação é livre. Quinze equipes de som, 100 MCs e 200 DJs se apresentam no evento, que rola até às 20h.

