Enviado para reforçar a busca por vítimas dos temporais que castigam o Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros do RJ já resgatou mais de 50 pessoas com vida. Uma força-tarefa da corporação está apoiando as ações de salvamento desde a madrugada de sexta-feira (03/05). O número de mortos no RS passa dos 50, com mais de 60 desaparecidos e 422 mil afetadados em pelo menos 300 dos 496 municípios gaúchos.
A primeira equipe do CBMERJ chegou no Sul a bordo do helicóptero AW169, bimotor que comporta até 10 tripulantes, capaz de operar por instrumentos no período noturno. A aeronave está atuando nas regiões mais afetadas, no socorro a pessoas que ficaram ilhadas por enchentes ou feridas por deslizamentos de terra.
O equipamento conta com um guincho elétrico com capacidade de carga de até 250 quilos. A aeronave foi a primeira a prestar socorro aos vitimados na Serra Gaúcha. Vinte e nove pessoas foram resgatadas pelos militares, na região de Bento Gonçalves, após uma montanha de terra desligar e fechar a ponte sobre o Rio das Antas, provocando pelo menos cinco mortes.
Além de profissionais da Saúde, a delegação é composta por especialistas em salvamento em desastres, com atuação em soterramentos, desabamentos e enxurradas, entre outros.