Um esquema interestadual de tráfico de armas é alvo de uma ação da Polícia Civil do Rio, em parceria com policiais do Paraná, na manhã desta quinta-feira (13). Pelo menos uma pessoa foi presa. As investigações identificaram uma rede de produção artesanal de armas para abastecer grupos criminosos.
17 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diferentes cidades dos dois estados – aqui no Rio, as ações incluem a capital e municípios da Baixada Fluminense. Entre o armamento apreendido estão pistolas, fuzis e uma bazuca – equipamento antitanque para disparar rojões de uso exclusivo das Forças Armadas e de agentes de segurança.
Armas eram transportadas por meio de empresas
Durante as ações, agentes descobriram estoques e espaços de produção de armas. Equipamentos irregulares para fabricação também foram apreendidos. Com a produção e a venda, o grupo chegava a lucrar cerca de 150% em cima do material bélico ilegal, apontam os agentes.
No Paraná, um militar aposentado foi preso em flagrante. Ele é acusado de colaborar com esquema negociando o armamento com facções criminosas no Rio. A polícia apura a participação de suspeitos de outros setores. Segundo as investigações, empresas privadas foram usadas para transportar as armas e camuflar a identidade dos remetentes e de outros envolvidos no esquema.

