Com a campanha eleitoral cada vez mais próxima, os jovens pupilos do prefeito Eduardo Paes (PSD) começaram uma forte disputa por domínio de território. E uma das mais acirradas está acontecendo entre o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, e o de Defesa do Consumidor, João Pires.
A amizade azedou pela disputa por uma das principais zonas eleitorais da cidade: Jacarepaguá.
Pires teria fechado aliança com o vereador Flávio Pato e a deputada federal Laura Carneiro e já até participou de agendas com a dupla e o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, na Zona Oeste.
Do outro lado do front, Ferreirinha cerrou fileiras com os vereadores Salvino Oliveira e Talita Gualhardo, ambos da região. Salvino é da Cidade de Deus e Talita já foi subprefeita de Jacarepaguá.
Curiosamente, todo mundo, com exceção da tucana Talita, é filiado ao PSD.
Pelo jeito, Paes vai ter que entrar no parquinho para selar as pazes entre os jovens birrentos.
João Pires já foi assessor de Ferreirinha, na Alerj e na prefeitura comandada por Paes
Os dois bicudos têm uma história em comum. Ambos são de São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana.
Em 2019, Pires foi nomeado assessor parlamentar de Ferreirinha na Assembleia Legislativa. Numa das ações mais importantes do mandato, fiscalizaram os hospitais de campanha e denunciaram fraudes durante a pandemia de Covid 19. O relatório final foi anexado às investigações que levaram ao impeachment do ex-governador Wilson Witzel.
Em 2021, Ferreirinha foi nomeado secretário municipal de Educação — e lá foi João Pires com ele.
Em 2025, foi a vez de o pupilo ganhar seu lugar quentinho no primeiro escalão: em seu quarto mandato como prefeito, Paes nomeou Pires na Defesa do Consumidor.