Diferentes autoridades lamentaram a morte de Silvio Santos, neste sábado (17). O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou três dias de luto oficial.
“Hoje o Brasil se despede de um dos maiores ícones da nossa televisão, Silvio Santos. Foram 93 anos de vida e quase 60 anos de carreira dedicados a levar alegria, entretenimento e inspiração ao povo brasileiro. Sua voz, seu carisma e sua história ficarão eternizados na memória de todos nós”, disse Castro.
Já o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou uma foto ao lado de Silvio e o chamou de “maior personalidade da história da televisão brasileira”. Cabe ressaltar que eles quase foram adversários na eleição presidencial de 1989.
“Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores. Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil”, lamentou.
Origem na Lapa
O prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes (PSD), enfatizou a origem de Silvio no bairro da Lapa, Região Central do Rio. Em suas redes sociais, o mandatário compartilhou imagens do desfile de 2001, da escola de samba Tradição, em homenagem ao comunicador.
“O menino da Lapa que fez história e se tornou o maior comunicador do Brasil. Silvio Santos era irreverência, geniliadade e alegria. Com seu jeito único de ser, entrou na casa de milhões de brasileiros através da TV e conquistou o carinho e a admiração de todos nós”, comentou Paes.
A Câmara Municipal do Rio também divulgou comunicado oficial lamentando a morte do apresentador e empresário. O presidente do legislativo municipal, vereador Carlo Caiado (PSD), afirmou que, neste sábado, a cidade está mais triste.
“Hoje, o Rio está mais triste. Mas ele merece todos os aplausos. Me solidarizo com a família, os amigos e os milhões de fãs que hoje choram a partida de um dos mestres da televisão brasileira”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União) também se manifestou. Ele destacou que Silvio se fez presente na vida de milhões de brasileiros, ao longo de sua trajetória.
“O maior comunicador da história do Brasil, que fez parte da vida de todos os brasileiros”, disse Bacellar.