Após cerca de 28 horas de operações, o Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir o incêndio que atingiu uma fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, no último sábado (8). O combate ao fogo envolveu mais de 116 bombeiros e agentes da Defesa Civil, além de 20 unidades operacionais e 35 viaturas.
A operação usou escadas e plataformas mecânicas de última geração no socorro, além de drones com câmera térmica para monitorar as áreas mais quentes.
No domingo (9), foi realizada a operação de rescaldo, com o objetivo de evitar a reignição de focos de incêndio, que foi concluída durante a madrugada.
“A ação rápida e coordenada das nossas equipes foi fundamental para alcançarmos esse resultado, que evitou maiores danos e garantiu a segurança da população. Agora, o trabalho continua para descobrirmos as causas e circunstâncias desse incêndio”, destacou o governador Cláudio Castro (PL).
Diversas técnicas foram usadas no combate
Diversas técnicas foram utilizadas na ocorrência. A primeira delas foi a espuma para líquidos inflamáveis, que acelera o resfriamento, a extinção química e o abafamento dos produtos em chamas.
“A Defesa Civil Estadual coordenou uma força-tarefa, montada pelo Governo do Estado, que acompanhou de perto os trabalhos para garantir decisões ágeis e eficazes durante toda a operação”, ressaltou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.