Apesar da crise econômica com déficit orçamentário estimado em R$ 45,5 bilhões para os próximos três anos, o Estado do Rio projeta crescimento de 3,1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Os dados são da Firjan.
Com a confirmação do cenário, o PIB fluminense ficaria acima do Nacional, cuja expectativa de aumento é de 2,43% este ano, segundo o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (26), pelo Banco Central.
De acordo com levantamento da federação, os investimentos contínuos na construção e na indústria de petróleo e gás continuarão impulsionando o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro, mas a perspectiva é de que também haja crescimento mais disseminado da indústria de transformação.
Segundo a Firjan, o avanço da indústria será de 5,3%, e a expectativa é que a indústria extrativa fluminense encerre o ano com taxa de crescimento de 7,0%, diante da manutenção dos níveis elevados de produção de petróleo e gás natural.
A entrada de novas plataformas de petróleo deve impulsionar a atividade extrativa e garantir a perspectiva positiva para o setor.
Outros setores
A indústria de transformação do estado também deve crescer 2,7% este ano, tendo como principal impulsionador o segmento de derivados de petróleo, que mantém elevada sinergia com a indústria extrativa.
Outro segmento que continuará se destacando na economia do estado em 2024, de acordo com a Firjan, é a construção, com taxa de 4,3%. O resultado será alavancado pela continuidade de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Ainda de acordo com a previsão da federação, o setor de serviços crescerá 2,2%, beneficiado pela melhoria do mercado de trabalho.