Cincos postos de combustíveis com irregularidades sofreram interdições, na última semana, durante ações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As ações aconteceram na cidade do Rio; em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana. A agência divulgou o balanço nesta segunda-feira (11).
Na capital, em parceria com a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA), foram emitidos autos de infração e de interdição total em um posto de combustíveis na Estrada Padre Roser, 5, na Vila da Penha, Zona Norte da cidade, por exercer a atividade sem a autorização da ANP. Foram apreendidos 37.473 litros de combustíveis (24.859 litros de gasolina, 12.517 litros de etanol e 97 litros de óleo diesel).
Ainda na capital, também em parceria com a SUPCCA, outro posto de combustíveis, na Estrada Engenho da Pedra, 755, em Olaria, também na Zona Norte, recebeu auto de infração e interdição parcial de dois bicos e um tanque, por comercializar gasolina comum com teor de etanol acima do determinado por lei. Houve a apreensão de 3.100 litros de gasolina comum.
Postos de combustíveis com irregularidades em outras cidades
Em Duque de Caxias, um posto de combustíveis na Av. Automóvel Clube, 801, quadra 14, lotes 17 e 18, na Vila Santa Cruz, sofreu auto de infração e interdição parcial de seis bicos e um tanque de gasolina aditivada que estava fora das especificações exigidas por lei, com a apreensão de 4.765 litros de gasolina aditivada. Em outro posto do munícipio, na Rodovia Washington Luiz, lote 130.002, na Vila Actura, foi lavrado auto de infração por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel.
Um posto de combustíveis de Cachoeira de Macacu, localizado na Estrada Rio-Friburgo, km 32, no bairro Funchal, sofreu auto de infração e interdição parcial de três bicos e de um tanque por comercializar etanol como se fosse gasolina e não identificar o combustível comercializado na bomba de óleo diesel. Houve a apreensão de 6.890 litros de etanol armazenados no tanque de gasolina comum. Nas ações, foram coletadas 13 amostras de combustíveis para análise em laboratório.