A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) cassou o alvará de funcionamento do bar Jurubeba, localizado na Rua Real Grandeza, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A decisão foi tomada na sexta-feira (27) e publicada na edição do Diário Oficial do Município da última segunda (30).
Segundo a pasta, a medida foi motivada por uma série de reclamações de vizinhos, envolvendo perturbação do sossego e uso irregular de área pública. Entre 1º de março e 26 de abril, o estabelecimento foi autuado sete vezes por colocar mesas e cadeiras na calçada sem autorização e sem o pagamento da taxa referente ao uso do espaço público. Parte dessas multas ainda está em aberto, e os autos de infração apontam reincidência, mesmo após o pagamento de algumas penalidades.
Apesar de os responsáveis pelo bar negarem qualquer irregularidade, o Jurubeba permanece fechado desde o início da semana. Na fachada, dois avisos estão afixados: um edital de notificação para a paralisação das atividades e a cópia da publicação no Diário Oficial com o despacho do secretário da Seop, Breno Carnevale. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.

Boteco gourmetizado
O Jurubeba foi inaugurado em 6 de janeiro deste ano com a proposta de misturar a atmosfera informal dos botequins cariocas com uma gastronomia assinada pelo chef Elia Schramm, um dos sócios do bar. Seguindo uma tendência de botecos “gourmetizados”, a casa buscava atrair o público da elite da Zona Sul com cardápio sofisticado, ambiente descontraído e decoração de inspiração vintage.