Em meio à crise que vem fazendo com que diversos blocos de carnaval encerrem as atividades, os cortejos carnavalescos poderão ganhar um respiro. Isto porque a Assembleia Legislativa (Alerj) vai votar, nesta terça-feira (25), projeto de lei que institui o Programa de Incentivo aos Blocos de Carnaval de Rua.
A proposta, que será debatida em regime de urgência e em discussão única, tem como autores a deputada Verônica Lima (PT) e o ex-deputado e atual prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL). Segundo o texto, o objetivo é apoiar e impulsionar as atividades artísticas e culturais das ligas e blocos de carnaval de rua.
De acordo com o projeto, os recursos destinados ao programa poderão vir do Fundo Estadual da Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, de doações, acordos e convênios, operações de crédito ou dotações orçamentárias. A seleção dos contemplados será feita através de um edital anual.
“O Carnaval do Rio de Janeiro não se resume ao desfile das escolas de samba, como prova a algazarra de batuques, cantos, passos, caminhões-pipa e muita conversa alta que enche grande parte das vias. A folia carioca começou nas ruas e nunca saiu de lá”, diz a justificativa da proposta.
Blocos de carnaval sofrem com a burocracia
Desde a pandemia, blocos tradicionais do carnaval carioca deixaram as ruas, do Escravos da Mauá ao Bloco de Segunda. E 2025 marca a despedida de mais dois nomes de peso: Imprensa que eu Gamo, criado há mais de 30 anos, assim como o Suvaco do Cristo, criado em 1985, anunciaram que vão sair de cena, com o primeiro parando ainda neste carnaval e o segundo em 2026.
O fim dos blocos tradicionais, para a presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua (Sebastiana) e fundadora do Imprensa que eu Gamo, Rita Fernandes, representa uma “mudança de ciclo”. E um dos fatores que contribui para esse novo momento no carnaval de rua do Rio, é, segundo a entidade, a burocracia do poder público.
“As burocracias foram aumentando muito em relação ao carnaval de rua. Burocracia e custo, as duas coisas ao mesmo tempo, vão definindo uma forma de fazer carnaval que a gente não quer mais”, diz Rita Fernandes.
