O plenário da Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (3), os nomes indicados pelo governador Cláudio Castro (PL) para a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa). Na terça (2), a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da casa já havia dado sinal verde para as indicações.
O delegado Rafael Menezes, atual presidente da agência, foi aprovado para um novo mandato de quatro anos como conselheiro. Antenor Lopes Martins Junior recebeu aval para substituir Marcos Cipriano de Oliveira Mello, cujo mandato se encerra em 30 de setembro.
Ambos foram aprovados com 57 votos favoráveis e cinco contrários. Apenas Dani Balbi (PCdoB), Dani Monteiro, Renata Souza, Professor Josemar e Yuri, os quatro últimos do PSOL, votaram contra. Lilian Behring (PCdoB) se absteve em ambas as votações, já Carlos Minc (PSB) votou a favor de Menezes e se absteve em relação a Antenor.
Quem são os indicados de Castro para a Agenersa
À frente da Agenersa, Rafael Menezes é delegado de polícia desde 2002, formado em Direito pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele destacou as transformações da agência nos últimos anos.
Já o indicado Antenor Martins é diretor do Departamento de Polícia da Baixada Fluminense e tem 33 anos de experiência no serviço público como delegado. Ele também é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio (UFRJ).