A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21), a criação da Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar. A pasta havia sido criada, mas por decreto, pelo governador Cláudio Castro (PL), em fevereiro, para abrigar o deputado licenciado Jair Bittencourt, do mesmo partido.
A nova secretaria tem origem na antiga pasta da Agricultura, dividida em duas para resolver a briga entre o PL e o grupo político do também deputado estadual Dr. Deoldalto (PL). Assim, Bittencourt fica com a nova pasta e a Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a turma de Deodalto.
Segundo o governador, a “iniciativa tenciona alcançar maior eficiência nos atos de gestão, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Além disso, tem como objetivo “integrar políticas públicas e fortalecer a economia do interior, com o fito de apoiar o produtor, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável para as regiões mais afastadas da capital”.