O governador Cláudio Castro (PL) recorreu à ameaça salomônica para resolveu a briga entre o PL e o grupo político do deputado estadual Dr. Deoldalto (PL) em torno da Agricultura: dividiu a pasta em duas.
Agora o Rio de Janeiro tem a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fica com a turma de Deodalto. E ganha a novíssima Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, onde foi nomeado o deputado Jair Bittencourt, o preferido do partido.
Deodalto aproveitou a deixa e partiu do Palácio Guanabara de volta à Assembleia Legislativa. Deixou em seu lugar o irmão, o suplente de deputado federal e ex-prefeito de Paracambi, Doutor Flávio.
Jair Bittencourt havia sido preterido por Deodalto
Durante longuíssimas semanas, o quarteto fantástico da Assembleia — Dr. Deoldalto (PL), Rafael Nobre (União), Val Ceasa (PRD) e Valdecy da Saúde (PL) — disputou a Secretaria estadual de Agricultura com o PL. Deodalto havia saído do governo para votar na eleição da mesa diretora da Assembleia, mas não conseguia voltar ao posto. Enquanto esteve fora, o maior partido do legislativo tentou emplacar o também deputado estadual Jair Bittencourt em seu lugar. Até que, no último dia 2, Castro tomou uma decisão, renomeando o médico da Baixada no comando da pasta.
E, agora, dividiu a pasta em duas para acomodar todo mundo.
Fiasco eleitoral
Os resultados das últimas eleições no estado colaboraram para o quiproquó. O grupo de Deodalto não foi bem nas urnas. Valdecy perdeu a disputa pela Prefeitura de São João de Meriti para Léo Vieira (Republicanos). Val Ceasa viu sua influência na Zona Norte minguar — o deputado se empenhou por seis candidatos a vereador na Câmara do Rio, mas só conseguiu a reeleição de Jair da Mendes Gomes (PRD).
Já Dr. Deodalto não viu resultado do apoio que ele e a família destinaram à Aline Otília (PL) para se manter, ainda que de forma indireta, no comando da Prefeitura de Paracambi. Lançada como sucessora da prefeita Lucimar Ferreira (PL), a presidente da Câmara perdeu para Andrezinho Ceciliano (PT), deputado de 26 anos, filho do ex-presidente da Alerj André Ceciliano.
Lucimar é casada com Dr. Flávio, agora de novo secretário de Agricultura do estado.




