O número de acidentes com motos vem aumentando a cada dia na Região dos Lagos. O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, referência no atendimento a pacientes politraumatizados para nove municípios da região, registrou 1494 ocorrências em 2024. No ano anterior foram 1044 acidentes, o que representa um aumento de mais de 40%.
Esta semana, um jovem de 23 anos, teve morte cerebral confirmada e a família após ser informada, optou pela doação dos órgãos. Um corredor de agradecimento foi montado pelos funcionários do hospital. O paciente era casado e a esposa está grávida de seis meses.
No mesmo momento que a equipe do centro de tratamento intensivo levava o paciente vítima de morte cerebral para o centro cirúrgico, um outro paciente, vítima de acidente com moto também, seguia para a enfermaria após ficar cinco dias no CTI em estado grave.
O motoboy João Mendes, de 20 anos, foi atropelado por um motorista alcoolizado, socorrido pelo Corpo de Bombeiros e atendido no Centro de Trauma do HERC. O paciente chegou em estado gravíssimo, foi estabilizado e levado ao centro cirúrgico. Após quase três horas de intervenção, teve a perna esquerda amputada. O estado de saúde é estável.
Imprudência no trânsito
Esses são apenas alguns casos recentes. O diretor do Hospital Estadual Roberto Chabo, o médico ortopedista Mário Jorge Espinhara, ressalta a imprudência no trânsito como um dos maiores fatores para os acidentes, e que grande parte das vítimas são jovens.
“A mistura de álcool e direção, assim como uso do celular e a falta de respeito às leis de trânsito, entre outras causas, tem lotado os leitos do hospital de jovens com graves traumatismo. Quando sobrevivem, muitos ficam com sequelas permanentes”, explica o diretor.
O centro de trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo está em operação há oito meses. Ele é referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos. Os pacientes chegam até a unidade através do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar ou concessionárias que administram as rodovias da região e, ainda, pelas Centrais de Regulação dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro D’Aldeia e Saquarema.
Acidentes de moto também disparam em São Gonçalo
A imprudência de motociclistas em São Gonçalo também se destaca. De acordo com dados do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), referência em casos de trauma, os atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo motos aumentaram consideravelmente, com uma alta de 31,89% em janeiro deste ano, se comparado ao mesmo mês em 2024.
De acordo com os números do Heat, o mês de janeiro de 2025 registrou 513 atendimentos envolvendo motocicletas, um aumento significativo em relação a janeiro de 2024, quando o número foi de 389.
Além disso, o hospital informa que, mensalmente, cerca de 1.100 pacientes vítimas de acidentes de moto são atendidos em diversas especialidades médicas da unidade. Alguns desses pacientes enfrentam tratamentos longos e sequelas graves, que podem durar mais de um ano.