Com a chegada do Abril Azul, nesta terça-feira (1º), o estado do Rio dá início a uma série de ações de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Durante todo o mês, diversas atividades serão realizadas, incluindo caminhadas, seminários, palestras e eventos culturais, com o objetivo de informar a sociedade sobre o autismo e e promover a inclusão.
A campanha do Abril Azul foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre o autismo, promover a inclusão e combater o preconceito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha mais de 2 milhões de pessoas com TEA, e globalmente esse número pode ultrapassar 70 milhões.
Seminário na Alerj
No estado do Rio, diversas cidades estão promovendo caminhadas, seminários, atividades culturais e debates públicos para reforçar a conscientização sobre o autismo.
Nesta quarta-feira (2), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sediará o seminário “Autismo: Vivendo no Espectro”, que contará com palestras da neuropediatra Jessyca Ramos e da psiquiatra Ana Aguiar, uma mulher autista especialista em autismo em adultos. O evento será das 9h30 às 13h no Palácio Tiradentes, com entrada aberta ao público e direito a certificado.
Caminhadas de conscientização
No próximo domingo (6), ocorrerão duas caminhadas de conscientização sobre o autismo. Em Copacabana, na Zona Sul da capital, o Instituto Autismo Rio de Janeiro realizará a 4ª edição da marcha, com concentração a partir das 8h no Posto 6. No mesmo dia, Niterói promove a 10ª Caminhada de Conscientização do Autismo, que começará às 9h na Praia de Icaraí, com trajeto até o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Ainda dentro da programação do Abril Azul, o Espaço CEL promoverá uma manhã de entretenimento para crianças e adolescentes com TEA no Campo de São Bento, na Zona Sul, no sábado (5). Também será realizado um evento fechado no Fluminense, em parceria com o projeto Autistas do Flu.
Eventos culturais
No mesmo dia, o “Concerto Azul” emocionará o público no Teatro Mário Lago, no Colégio Pedro II, em São Cristóvão, Zona Norte. O espetáculo reunirá crianças e jovens com TEA, acompanhados por musicoterapeutas. Desde 2016, a iniciativa tem sido reconhecida com premiações da Câmara Municipal e da Alerj.
Em Bangu, na Zona Oeste do Rio, o Shopping Bangu inaugura a “Sala Azul”, um espaço de acolhimento para crianças atípicas e suas famílias, que funcionará de segunda-feira (7) ao segundo domingo (13) do mês, das 15h às 18h.
Ações em outras cidades
Diferentes regiões do Rio também estão se mobilizando. Em Paraty, no Sul Fluminense, a Associação de Mães Atípicas de Paraty (Amap) organiza a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo no sábado (5), com saída da Praça do Chafariz. A programação incluirá atividades esportivas, culturais e interativas, além de suporte para famílias da zona rural.
Em Queimados, na Baixada Fluminense, será realizada a 1ª Caminhada do Autismo, organizada pelo Instituto Neurodiversidade, no dia 27 de abril. Já em Campo Grande, será promovida uma mobilização no Parque Oeste, no dia 12 de abril. Todos esses eventos têm como objetivo reforçar a importância da empatia, do respeito e da equidade no tratamento de pessoas autistas.
Avanços no campo legislativo
A conscientização sobre o autismo também tem avançado no campo legislativo. Na última terça-feira (25), durante sessão ordinária, a Câmara Municipal do Rio rejeitou o veto total ao Projeto de Lei (PL) nº 3220/2024, que estabelece que escolas públicas e privadas da cidade devem oferecer capacitação anual aos professores sobre o TEA.
Agora, para se tornar lei, o projeto segue para promulgação pela presidência da Câmara Municipal, o vereador Carlo Caiado (PSD).
A proposta, de autoria dos vereadores Dr. Gilberto (SD) e Tânia Bastos (Republicanos), prevê a realização de palestras e treinamentos com especialistas como psicólogos, pedagogos, pais e outros profissionais certificados. A capacitação deve ocorrer preferencialmente nas primeiras semanas de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2).