Bem que o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que era preciso esperar o resultado da última pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para responder, no debate da Band, à pergunta-provocação do candidato do PL à Prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem.
No último dia 8, data da realização do debate, valiam os números de 2021 (governo Crivella) e o Rio estava em 14 entre as capitais, com nota 5,4. Com os dados de 2023, divulgados agora, subiu para oitavo lugar. Isso porque o município registrou um crescimento de 12% nos anos iniciais — o maior do país.
Mas os números que estão sendo mais comemorados nos bastidores da campanha são os da comparação entre os anos finais (do 5 ao 9 ano) nas redes municipal e estadual de ensino.
Enquanto as escolas administradas pela prefeitura de Paes tiveram nota 5,2 (a quinta maior entre as capitais), as geridas pelo governo do estado ficaram com 3,8. Se a cidade do Rio fosse um estado, estaria em quinto lugar, à frente de outros do Sudeste, como São Paulo e Minas. Já o estado do Rio, comandado pelo PL de Ramagem está em penúltimo lugar — e só ganha do Rio Grande do Norte.
Sei não, mas é melhor Ramagem rever sua preparação para os debates…