A Prefeitura do Rio iniciou, nesta quarta-feira (8), uma operação para derrubar “puxadinhos’ construídos pelos proprietários de 12 quiosques no parque linear da Avenida Isabel Domingues, na Gardênia Azul, Zona Sudoeste da cidade. Segundo a Secretaria de Ordem Pública (Seop), o objetivo é restaurar o padrão urbanístico do local, reformado e entregue aos moradores em 2023.
A ação conta com o apoio da Subprefeitura de Jacarepaguá e começou por volta das 8h, com comerciantes já notificados previamente. Cerca de 40 agentes participam da operação, que também recebe apoio da Polícia Militar (PMERJ).
‘Não podem ocupar o espaço público ilegalmente’
“Antes da implantação dos quiosques, foram realizadas várias reuniões com os ambulantes para apresentar o projeto do local e da estrutura. A maioria aprovou. Além disso, os comerciantes foram avisados da irregularidade e notificados pela Subprefeitura inúmeras vezes. Não podem ocupar o espaço público ilegalmente, serem avisados e ignorar as regras”, afirmou o subprefeito Igor Augusto.

A região possui 50 quiosques comerciais
O parque linear da Avenida Isabel Domingues tem área de 14 mil m² e conta com 50 quiosques comerciais padronizados, com infraestrutura adequada para funcionamento. O espaço ainda oferece mesas de jogos, brinquedos infantis e uma ciclovia de 700 metros.
“Nosso objetivo é apenas fazer com que a área retorne ao padrão original entregue aos moradores e comerciantes em 2023. A Seop não autorizou ‘puxadinhos’, instalação de coberturas ou apropriação de área pública pelos comerciantes. A subprefeitura nos acionou e hoje estamos realizando a ação. O ordenamento é para todos”, destacou o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Os quiosques fazem parte do projeto de revitalização da região, que incluiu a demolição de mais de 180 construções irregulares nas calçadas ao lado do canal que corta o bairro.