No domingo (5), 61.308 eleitores de Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, voltam às urnas para escolher o novo prefeito e vice-prefeito. A eleição foi convocada após o prefeito Joa Barbaglio (Republicanos), reeleito em 2024 com 28.632 votos (60,99% do total), ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Em 31 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou sua inelegibilidade diante da rejeição das contas no período em que presidiu a Câmara dos Vereadores. Cinco chapas disputam as eleições para o mandato até 31 de dezembro de 2028.
Os candidatos que concorrem ao pleito são: professor Anderson Muriçoca (PRD), Bia Bogossian (PSD), Jonas Dico (Pode), Jorge Luís de Almeida Junior (DC); Juarez da Saúde (Solidariedade/Novo).
Prefeito afastado Joa Barbaglio apoia o interino Jonas Dico
O prefeito que se reelegeu, Joa Barbaglio (Republicanos) apoia o presidente da Câmara de Três Rios e prefeito interino, Jonas Dico (Pode). Já o segundo colocado nas intenções de voto, Vinícius Farah (União), atual secretario estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços preferiu não se envolver na disputa.
Votação em Três Rios vai de 8h às 17h
A votação acontece das 8h às 17h. Estão aptos a votar quem já possuía domicílio eleitoral na cidade em 7 de maio de 2025 e esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.
O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 e menos de 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70, e jovens de 16 e 17 anos que tenham o título eleitoral.