A Prefeitura do Rio apresentou, neste domingo (14), o Reviver Zona Norte, que terá início com o projeto de requalificação urbana de Bonsucesso e das regiões próximas à Avenida Brasil, áreas que há anos enfrentam abandono e degradação. O plano prevê mais de 14 mil unidades habitacionais, criação de áreas verdes, reurbanização de vias e incentivos à iniciativa privada. As informações são do jornal O Globo.
Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), o bairro foi escolhido por reunir os principais problemas que o plano, intitulado na região como projeto Boulevard Bonsucesso, pretende enfrentar: déficit habitacional, escassez de áreas verdes e esvaziamento econômico.
Paes destacou que o objetivo é expandir gradualmente o Reviver Zona Norte para toda a região da Leopoldina, que perdeu 19% de sua população entre 2010 e 2022 devido à violência, abandono e degradação urbana. A proposta inclui soluções para reduzir o calor urbano, ampliar a arborização e melhorar a acessibilidade.
Inspiração no Reviver Centro
O Reviver Zona Norte será inspirado no Reviver Centro, programa já expandido para São Cristóvão. A iniciativa inclui recuperação de áreas degradadas, criação de polos tecnológicos populares, arborização do corredor Transcarioca e reurbanização da Avenida Paris, além da regularização fundiária e urbanística de imóveis abandonados ou irregulares.
O projeto de habitação social deve gerar moradia para cerca de 40 mil pessoas, por meio de desapropriações via leilão, incentivo ao uso misto de imóveis e parcerias público-privadas (PPPs) que viabilizem investimentos privados. O plano também prevê ruas mais amigáveis ao pedestre, ciclovias, praças e áreas de lazer, conectando cultura, transporte, comércio e moradias.