A Prefeitura do Rio apresentou, neste domingo (14), o Reviver Zona Norte, que terá início com o projeto de requalificação urbana de Bonsucesso e das regiões próximas à Avenida Brasil, áreas que há anos enfrentam abandono e degradação. O plano prevê mais de 14 mil unidades habitacionais, criação de áreas verdes, reurbanização de vias e incentivos à iniciativa privada. As informações são do jornal O Globo.
Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), o bairro foi escolhido por reunir os principais problemas que o plano, intitulado na região como projeto Boulevard Bonsucesso, pretende enfrentar: déficit habitacional, escassez de áreas verdes e esvaziamento econômico.
Paes destacou que o objetivo é expandir gradualmente o Reviver Zona Norte para toda a região da Leopoldina, que perdeu 19% de sua população entre 2010 e 2022 devido à violência, abandono e degradação urbana. A proposta inclui soluções para reduzir o calor urbano, ampliar a arborização e melhorar a acessibilidade.
Inspiração no Reviver Centro
O Reviver Zona Norte será inspirado no Reviver Centro, programa já expandido para São Cristóvão. A iniciativa inclui recuperação de áreas degradadas, criação de polos tecnológicos populares, arborização do corredor Transcarioca e reurbanização da Avenida Paris, além da regularização fundiária e urbanística de imóveis abandonados ou irregulares.
O projeto de habitação social deve gerar moradia para cerca de 40 mil pessoas, por meio de desapropriações via leilão, incentivo ao uso misto de imóveis e parcerias público-privadas (PPPs) que viabilizem investimentos privados. O plano também prevê ruas mais amigáveis ao pedestre, ciclovias, praças e áreas de lazer, conectando cultura, transporte, comércio e moradias.

 
			 
			 
                                 
                              
		 
		 
		 
		
Vou deixar anotado aqui como uma cápsula do tempo, no tempo real.
Daqui a uma década nada vai ter mudado nesta região da Zona da Leopoldina, e teremos mais um Censo mostrando que continua esvaziando.
Boa noite quero deixar aqui o meu descontentamento sobre o parque Ari Barrozo que está abandonado as tranças as crianças não vão mais lá porque o medo é muito o prefeito Eduardo Paes deixou o parque Ari Barrozo aderiva não temos mais lazer aqui na penha circular ele tá fazendo parque em todos os lugares mais esquece de melhorar o parque Ari Barrozo eu moro aqui a secenta anos o parque Ari Barrozo era o nosso lazer aí ele veio e acabou com tudo o que vcs vão fazer
Eduardo Paes, nosso magnânimo Prefeito, sempre demonstrou com atitudes e trabalho, o amor 💘 que sente pelo Rio de Janeiro.
O único prefeito que lembrou e lembra da existência da zona Norte, da área portuária, do centro histórico e não histórico do Rio .
Ainda lembro do lançamento da sua candidatura, quando lá estava eu e uma grande amiga adépta das causas sociais. Vê-lo sempre alegre, trabalhando em meio às dificuldades existentes é uma esperança plantada em cada carioca, aquele carioca que enfrenta um trem, levando na sua pasta de trabalho, uma marmita contendo seu almoço.
“Eduardo Paes, é a cara do Rio de Janeiro.”
Vai aí o slogan que acabo de criar para nisso ilustre Prefeito.
Deus o proteja com amor, saúde, paz e prosperidade.
Dra. Umbelina Lustosa, advogada militante, conciliadora e mediadora de conflitos familiares, formada direito, pedagogia, comunicação social jespecializada em jornalismo, professora e palestrante.
Tudo pelo voto. A queda será irreversível.