Com a cara e a coragem, os prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) vão entrar em campo na cidade adversária para dar mais um passo rumo à candidatura conjunta de Rio e Niterói como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O destino? Assunção, capital do Paraguai e única concorrente dos municípios na disputa.
A decisão final sobre a sede será tomada em outubro, durante a assembleia do colégio eleitoral da Panam Sports, no Chile. Enquanto isso, a dupla fluminense estará em Assunção nesta sexta-feira (8), diante dos representantes dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais, para defender a aptidão do Rio para megaeventos e destacar o mar de Niterói como trunfo para as modalidades aquáticas.
Campanha intensa pelo Pan 2031
A candidatura foi oficializada em maio deste ano e, desde então, Paes e Rodrigo Neves têm feito uma campanha intensa, que já conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Cláudio Castro (PL). A principal promessa da campanha é a tão aguardada Linha 3 do metrô, que ligaria Rio, Niterói e São Gonçalo.
O Brasil já sediou os Jogos Pan-Americanos em 1963 (São Paulo) e 2007 (Rio de Janeiro) e tem direito a dois votos na eleição, além da experiência carioca como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Assunção tenta de novo e São Paulo fica fora
Por outro lado, esta é a segunda tentativa de Assunção para sediar o evento. Em 2024, a cidade perdeu a disputa pelo Pan de 2027 para Lima, no Peru — 28 votos a 24 —, devido à precariedade da infraestrutura e do transporte público paraguaio.
Outra cidade brasileira que cogitava entrar na disputa era São Paulo, que, no dia da entrega oficial da candidatura Rio-Niterói, anunciou sua desistência e manifestou apoio às cidades fluminenses. Desde 2023, a capital paulista vinha demonstrando interesse em sediar o Pan 2031, mas, em nota, elogiou a infraestrutura dos dois municípios.
Enquanto isso , Dudu Paes empurra com a barriga o reajuste anual dos vencimentos dos servidores municipais. Já estamos sem reajuste há 1 ano e 4 meses. Só para avisar que em 2026 tem eleições e os 211 mil servidores da Prefeitura da Cidade do Rio irão dar a resposta nas urnas, hein.