O prefeito Eduardo Paes (PSD) apresentou aos vereadores da base, nesta segunda-feira (04), num almoço no Palácio da Cidade, o pacote de projetos que pretende ver aprovados neste segundo semestre de 2025.
Um dos mais importantes é o que prevê a transformação do BRT Transoeste e Transcarioca em VLT. Não se falou em valores — apenas que a linha que cruza a Zona Oeste será atendida por 85 composições, e a da Zona Norte, por 75. A ideia é fazer uma parceria pública-privada.
Outro projeto com grande impacto na cidade prevê a aprovação de um financiamento de R$ 882,8 milhões da Caixa Econômica Federal para obras no Rio Acari e de urbanização na Rocinha e no Complexo do Alemão.
O prefeito avisou os nobres que pretende passar nos cobres ou mudar a gestão de uso de 290 imóveis. Também vai enviar um projeto para permitir a instalação de uma unidade da famosa rede de hotéis Four Seasons no antigo Marina, no Leblon.
Ainda no capitulo dos imóveis, Paes lembrou que já enviou à Câmara um projeto para permitir a instalação de um hospital da rede Prevent Senior no prédio antigo da IBM, na Avenida Pasteur, em Botafogo.
Paes anuncia projeto com mudanças na Cosip
O almoço também incluiu uma sobremesa um tanto, digamos, amarga — pelo menos, para a Light. Paes avisou que vai enviar um projeto de mudança nas faixas da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) para compensar o fato de a concessionária não repassar o equivalente ao arrecadado nos 30 ou 31 dias do mês.
O reescalonamento vai provocar um aumento. Segundo o governo, o reajuste será absorvido pela Light, responsável pela arrecadação. Há vereadores, no entanto, acreditando que vá sobrar também para os contribuintes. A dúvida só será sanada quando o texto chegar à casa, nesta terça-feira.