Faltando mais de um ano para as eleições de 2026, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), acelera sua jornada de pré-candidato a governador pelas cidades do interior do Rio. Desta vez, neste domingo (20), a escala foi em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, já na divisa com Minas Gerais.
Paes posou com o prefeito Breninho, do PRD, partido comandado pelo deputado estadual Val Ceasa no Rio. Val é mais um parlamentar que mantém um pé em cada canoa: ao mesmo tempo que compõe a base de Paes, seu grupo político divide o controle da Secretaria de Agricultura do Estado e da própria Ceasa, que lhe empresta o sobrenome. Vale lembrar a crise gerada pelo presidente do MDB, Washington Reis, que mantinha o mesmo talento para o equilibrismo…
O momento, é claro, foi registrado nas redes sociais do alcaide.
A peregrinação de Paes pelo interior não começou agora. Em 28 de junho, o prefeito baixou nas comemorações pelos 34 anos da emancipação de Levy Gasparian, também no Centro-Sul Fluminense.
Naquele mesmo fim de semana, com a primeira-dama, Cristine, brindou em Areal, a capital da uva no Rio.
Paes acena para figurões do interior
Além das visitas, Paes também tem acenado a figuras da política do interior fluminense em busca de apoio para 2026.
No Diário Oficial do último dia 10, a subsecretaria de Gestão da Casa Civil nomeou no cargo de assistente I Cristiane Batista Albertassi, mulher do vereador de Volta Redonda Betinho Albertassi (Republicanos) — herdeiro político do ex-deputado estadual Edson Albertassi, um dos mais poderosos da Assembleia Legislativa (Alerj) nos tempos pré-Lava Jato.