O Senado deve votar, nesta terça-feira (15), o projeto de lei 1440/2019, que promete destravar o acesso ao crédito rural para as cidades do Norte e Noroeste Fluminense. A iniciativa, que recebeu o apoio de entidades como a Firjan, é de Wladimir Garotinho (PP), atual prefeito de Campos dos Goytacazes — e foi apresentada há seis anos, quando ele ainda ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A proposta altera a classificação climática de 22 municípios da região, o que permitirá aos produtores rurais a obtenção de linhas de crédito mais baratas e acesso ao auxílio-safra em casos de emergência, como estiagens ou enchentes. Atualmente, a classificação climática oficial desses municípios não reflete as reais condições do solo e do clima local, o que dificulta a inclusão dos produtores em políticas públicas específicas para áreas de risco climático, como o crédito rural especial.
“Se o texto for aprovado e sancionado, a expectativa é de geração de mais renda no campo, incentivo à permanência do produtor rural em sua atividade e fortalecimento da economia agrícola da região”, explicou Wladimir Garotinho.
Firjan apoia projeto sobre o crédito rural do Norte e Noroeste Fluminense
Segundo a Firjan, a proposta prevê a criação de um Fundo de Desenvolvimento Econômico específico para essas localidades do Norte e Noroeste Fluminense.
O potencial de impacto é de R$ 22 milhões por ano na economia local, pois a proposta tem potencial para elevar o PIB per capita e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
