A inteligência artificial multimodal é capaz de processar e integrar textos, imagens, áudios, vídeos e até dados sensoriais, para realizar uma tarefa ou tomar uma decisão. Quando aplicada na construção civil, traz mais rapidez, precisão e eficiência no planejamento, na execução e na gestão dos projetos.
Estudos recentes indicam que 83% das empresas de construção civil no Brasil reconhecem a IA como uma ferramenta essencial para otimizar processos e melhorar a eficiência.
A revolução da inteligência artificial na indústria da construção civil foi o tema do novo episódio do Sinduscast Rio, videocast do Sindicato da Construção Civil. Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio, conversou com o CEO da startup Morada.ai, Ramon Azevedo.
Na prática, Ramon explica que a IA multimodal capta imagens e faz a descrição em tempo real, conectada aos sistemas já existentes nas construtoras e incorporadoras. As empresas, por sua vez, diminuem custos, ganham em produtividade e ainda reduzem riscos em relação à segurança no trabalho.
Análise de risco numa construção com uso imagens geradas por ondas de calor
Hermolin também compartilhou sua experiência acompanhando o uso de IA nos canteiros de obras, que permite o reconhecimento de infraestruturas e o monitoramento de segurança por meio de sensores e câmeras.
Durante uma das imersões que participou pelo Sinduscon-Rio, ele presenciou uma simulação em que câmeras equipadas com inteligência artificial detectaram, por meio de ondas de calor, trabalhadores em risco em um pavimento em construção. Em questão de segundos, os sistemas enviaram alertas sobre a necessidade de uso de EPIs.
Assista aqui embaixo a entrevista completa com Ramon Azevedo no Sinduscast Rio, disponível também nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Amazon, e no YouTube do Sinduscon-Rio.